PUBLICIDADE

Oriente Médio

Cerca de 400 civis conseguem sair de bairros assediados no leste de Aleppo

27 nov 2016 - 09h13
Compartilhar
Exibir comentários

Aproximadamente 400 civis conseguiram abandonar neste domingo os bairros assediados no leste da cidade síria de Aleppo e entrar em zonas controladas pelas forças leais ao regime da Síria, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Essas pessoas fugiram dos bairros de Al Haidaria, Al Shear e Jabal Bedro - situados no nordeste da cidade e sob o controle das facções rebeldes - e de Masaken Hanano, conquistado no sábado pelo Exército sírio, que mantém assediados os bairros no leste de Aleppo.

De acordo com o Observatório, alguns desses civis foram transferidos às zonas ao oeste de Aleppo dominadas pelas forças governamentais sírias.

A ONG também informou que cerca de 30 famílias entraram no bairro de Al Sheikh Maqsud, um enclave curdo de Aleppo controlado pela milícia Unidades de Proteção do Povo. Enquanto isso, outras famílias ainda tentam chegar a essa região.

Centenas de pessoas fugiram dos bairros de Al Sajur, Al Halak, Al Hadairia e Bustan al Basha para as áreas controladas pelas facções insurgentes no centro e centro sul do leste de Aleppo.

A ONG afirmou que esses civis fugiram dessas quatro áreas por temerem ficar cercados, o que pode ocorrer se as tropas sírias tomarem o controle do bairro de Al Sajur, com o qual Aleppo oriental ficaria dividida em duas partes.

O Exército sírio recuperou no sábado o controle do bairro de Masaken Hanano e de áreas aos arredores, anunciaram a agência de notícias oficial "Sana" e o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

Fontes militares, citadas por "Sana", explicaram que unidades do Exército, em colaboração com "forças aliadas", retomaram através de várias "operações de precisão" o domínio de Masaken Hanano, onde eliminaram "agrupamentos de terroristas takfiries" (muçulmanos radicais) e deixaram um grande número de mortos em suas fileiras.

O diretor do Observatório, Rami Abdul Rahman, confirmou à Agência Efe a tomada de controle por parte dos soldados de Masaken Hanano e destacou que este é "um grande progresso" das autoridades no leste de Aleppo.

O bairro de Masaken Hanano se encontra no extremo nordeste de Aleppo e é um dos maiores da cidade. Com esta conquista, o Exército adentra a assediada metade leste de Aleppo, sob domínio opositor, e se aproxima ao distrito de Al Sajur.

Este é o maior avanço das forças governamentais sírias desde que estabeleceram o cerco em torno dos bairros do leste em julho passado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade