PUBLICIDADE

Áustria cancela shows de cantores ultranacionistas turcos

16 mar 2017 - 15h29
(atualizado às 15h47)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades das cidades de Innsbruck e Henndorf, na Áustria, cancelaram nesta quinta-feira os shows que seriam feitos neste fim de semana pelos cantores turcos Osman Öztunc e Gökhan Tekin, descritos como ultranacionalista.

Os cantores fariam uma apresentação no sábado em uma casa de shows de Innsbruck e, no domingo, outra em Henndorf, ambas públicas, e que cancelaram seus contatos após constatar que os músicos não informaram sobre o conteúdo político do show.

"A polícia me informou que os músicos deste espetáculo são claramente nacionalistas turcos, de extrema-direita e próximos aos Lobos Cinzentos", afirmou o governador de Tirol, Günther Platter, segundo a agência de notícias "APA".

Os Lobos Cinzentos são um grupo radical turco definido como ultranacionalista ou neofascista.

"Sempre afirmei que não permitiria que a polarização da disputa eleitoral turca chegasse no Tirol", disse Platter.

O órgão que administra a casa pública em Innsbruck decidiu romper o contrato após saber do conteúdo político do show através da imprensa e de uma investigação interna.

O prefeito de Henndorf, Rupert Eder, afirmou que os músicos turcos utilizariam o espaço alugado para um fim diferente do estipulado. Por isso, ele decidiu rescindir o contrato, segundo o jornal austríaco "Kurier".

As relações da Turquia com países europeus como a Holanda e a Alemanha passam por momentos de tensão depois de os dois países cancelarem comícios de ministros turcos em seus territórios. Os eventos eram uma defesa do "sim" no referendo constitucional que transformará a Turquia em uma república presidencialista.

O governo austríaco também disse que não permitirá atos eleitorais turcos no país por temer que eles polarizem a comunidade turca ou produzam incidentes contra a população curda.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade