PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataques suicidas do EI matam pelo menos 3 civis em Mossul

19 fev 2017 - 09h25
(atualizado às 11h19)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos três civis morreram e outros 21 ficaram feridos neste domingo (19) em vários ataques realizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no leste de Mossul, que coincidiram com o início de uma nova ofensiva das forças iraquianas nesta cidade.

No primeiro ataque, realizado por um suicida com colete de explosivos perto de um restaurante no bairro de Al Zuhur, um civil morreu e outros sete ficaram feridos, informou à Agência Efe Mazen al Ahmadi, porta-voz da polícia da província de Ninawa, cuja capital é Mossul.

Três civis morreram e outros 21 ficaram feridos em vários ataques realizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI)
Três civis morreram e outros 21 ficaram feridos em vários ataques realizados pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI)
Foto: Getty Images

O segundo atentando, efetuado por outro suicida junto a um mercado no bairro de Nabi Yunis, provocou a morte de dois civis e ferimentos em outros cinco, alguns deles de gravidade.

No mesmo bairro, outro jihadista detonou um carro-bomba contra um posto de controle das forças iraquianas e pelo menos cinco soldados ficaram feridos, dois deles em estado grave.

Além disso, pelo menos quatro civis sofreram ferimentos por bombas lançadas pelo EI de aviões não tripulados sobre a região de Karash, no nordeste da cidade, e um mercado do bairro Al Mizaq.

Al Ahmadi explicou que o EI tenta com estes ataques "distrair" as forças iraquianas, que começaram hoje a ofensiva para libertar os bairros ocidentais da cidade, e baixar o moral dos soldados.

O primeiro-ministro e chefe das forças armadas iraquianas, Haider al Abadi, anunciou hoje o início da terceira fase da batalha de Mossul para libertar o oeste da cidade do jugo do EI, cujos bairros orientais foram libertados no último mês de janeiro.

Apesar da libertação, estes bairros foram alvo habitual dos ataques dos jihadistas, que nos últimos dias deixaram vários mortos e feridos.

No início desta nova ofensiva, as forças iraquianas conseguiram arrebatar hoje cinco localidades do EI ao sul e sudoeste de Mossul, além de uma estação elétrica no sudoeste da cidade.

Veja também

Estado Islâmico vandaliza símbolos culturais no Oriente Médio:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade