PUBLICIDADE

Oriente Médio

Ataque da guerrilha curda deixa 17 mortos no sudeste da Turquia

9 out 2016 - 09h20
(atualizado às 11h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque da guerrilha curda PKK contra uma delegacia no extremo sudeste da Turquia matou 17 pessoas, sendo nove militares e as outras civis, informou neste domingo a emissora turca "NTV".

Integrantes do proscrito Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) lançaram um carro-bomba contra um controle de estrada estabelecido ao lado de uma gendarmaria na província de Hakkari, fronteiriça com o Iraque e o Irã.

Segundo informou o governador da província, Orhan Toprak, nove militares e oito civis morreram na explosão, que também deixou 27 feridos, 11 deles membros das forças armadas.

O ataque aconteceu na estrada entre Yüksekova e Semdinli, no leste da montanhosa província de Hakkari, frequente palco de confrontos entre o Exército turco e a guerrilha curda.

A explosão do carro-bomba deixou uma cratera de 5 metros de profundidade e 10 metros de diâmetro, e a estrada foi fechada ao trânsito.

O PKK e o Estado turco suspenderam em julho de 2015 um cessar-fogo que tinha durado mais de dois anos e meio. Desde então morreram centenas de agentes de segurança turcos e milhares de guerrilheiros em confrontos, bombardeios e atentados.

Considerado terrorista por União Europeia, Estados Unidos e Turquia, o PKK iniciou sua luta armada em 1984 a favor de mais direitos da minoria curda no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade