PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã camufla reator em nuvem de fumaça durante exercícios

24 nov 2009 - 13h33
(atualizado às 15h01)
Compartilhar

O Exército iraniano escondeu hoje sob uma densa nuvem de fumaça uma de suas instalações nucleares, no início da terceira fase das manobras que realiza para testar sua defesa antiaérea.

Militares iranianos realizam exercícios ao sul da capital, Teerã
Militares iranianos realizam exercícios ao sul da capital, Teerã
Foto: AP

Segundo a agência de notícias local "Mehr", o sistema - de fabricação nacional - foi colocado em prática "com sucesso" na província Markazi, onde fica o reator de água pesada de Arak.

A cortina, de uma densa fumaça preta, foi projetada tanto para camuflar os objetivos quanto para alterar o funcionamento dos mísseis de longo alcance, afirmou a fonte.

"É um sistema desenhado pela primeira vez pelos engenheiros iranianos e que foi capaz de esconder a usina durante mais de 80 minutos", acrescentou.

Além disso, durante a manobra, foi testado o sistema de defesa antiaéreo Skyguard, com vários canhões móveis de 23 milímetros e projetado para disparar contra objetos que voam a baixa altura.

O Exército iraniano iniciou no domingo ambiciosos exercícios bélicos nas regiões norte, sul e oeste do país, onde está concentrada a maioria das instalações conhecidas do polêmico programa nuclear iraniano.

Os exercícios, que terminarão na quinta-feira, contam com a participação de diversas forças da Guarda Revolucionária, corpo de elite do Exército iraniano, e milícias regulares da seção de voluntários islâmicos Basij, ambos suportes ideológicos do regime.

EFE   
Compartilhar
Publicidade