PUBLICIDADE

Estados Unidos

Major abre fogo em base militar no Texas e mata 13

5 nov 2009 - 18h26
(atualizado em 6/11/2009 às 06h24)
Compartilhar

Um militar abriu fogo contra colegas, nesta quinta-feira, na base militar de Fort Hood, no Estado americano do Texas, e deixou pelo menos 13 mortos e 31 feridos, antes de ser executado. As informações são da rede CNN.

Sargento Fanuaee Vea (esq.) consola a militar Savannah Green em frente a Fort Hood, onde um tiroteio deixou pelo menos 12 mortos
Sargento Fanuaee Vea (esq.) consola a militar Savannah Green em frente a Fort Hood, onde um tiroteio deixou pelo menos 12 mortos
Foto: AFP

Informações iniciais davam conta de que os atiradores seriam três ao todo. No entanto, os outros dois suspeitos, que chegaram a ser presos, prestaram depoimento e foram liberados. Um terceiro suspeito permanece detido, mas sua participação no massacre não foi confirmada, disse uma autoridade de Fort Hood.

O atirador, identificado como major Nidal Malik Hasan, que tinha cerca de 40 anos, estava fardado quando atirou contra colegas, às 17h30 (de Brasília), durante preparativos para uma cerimônia de graduação. Hasan estava escalado para ir ao Iraque e "aparentemente estava chateado por isso", disse o senador Kay Bailey Hutchison.

Dez soldados morreram no local. A outra vítima era um policial civil que estava prestando serviços na base. Dois feridos que estavam em "condições sérias de saúde", segundo o porta-voz de Fort Hood, Christopher Hogue, morreram durante a madrugada de sexta-feira.

Um porta-voz do FBI em Washington disse que ao menos três agentes foram enviados para Fort Hood. "Os agentes vão dizer quais recursos são necessários. Eles têm que ir e determinar o que aconteceu", disse o porta-voz. O FBI, que descarta motivações terroristas por trás do episódio, só tem jurisdição no caso se os envolvidos forem civis.

A base militar de Fort Hood fica ao lado da cidade de Killeen e a 96 km de Austin. O complexo abriga pelo menos 4,9 mil militares em atividade e 45 mil alistados. Civis são cerca de 9 mil. A base é um dos principais locais de envio de tropas para o Iraque e o Afeganistão.

O presidente Barack Obama expressou solidariedade às vítimas e disse que seus pensamentos estavam com os familiares dos mortos. "É horrível que tenham sofrido um tiroteio em uma base militar em solo americano", disse.

Com informações da EFE.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade