PUBLICIDADE

Ásia

Atentado com carro-bomba mata 90 em mercado no Paquistão

28 out 2009 - 05h49
(atualizado às 11h18)
Compartilhar

Um carro-bomba matou 90 pessoas e feriu cerca de 200 nesta quarta-feira em um mercado lotado na cidade paquistanesa de Peshawar, disseram autoridades do governo. O ataque é o mais recentes em uma onda de violência recente por parte de militantes.

Explosão de carro-bomba destruiu prédios em Peshawar
Explosão de carro-bomba destruiu prédios em Peshawar
Foto: Reuters

A explosão aconteceu algumas horas após a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, ter desembarcado no Paquistão com promessas de novas relações com o país aliado, que sofre cada vez mais com o confronto contra a militância islâmica.

O ataque aconteceu por volta das 13h20 (5h20 de Brasília) em Peepal Mandi, um mercado situado em uma zona central da conflituosa capital da Província da Fronteira Noroeste.

Os canais paquistaneses mostraram imagens de várias lojas em meio às chamas e de veículos destruídos pela detonação da bomba, que estava em um veículo, segundo as autoridades.

O carro-bomba em Peshawar explodiu na movimentada rua de comércio Peepal Mandi na cidade velha, provocando um incêndio que atingiu vários prédios. Os serviços de resgate acreditam que ainda há pessoas entre os escombros de alguns imóveis que desabaram.

As forças de segurança isolaram a área, enquanto os feridos foram levados a um hospital da cidade.

Azam Khan, autoridade do governo na cidade, confirmou que o atentado foi com um carro-bomba. O veículo estava estacionado do lado de fora de um mercado. "Frequentado principalmente por mulheres", acrescentou.

Tanto o presidente paquistanês, Asif Ali Zardari, quanto o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani, condenaram o atentado, segundo dois comunicados oficiais.

A cidade de Peshawar, assim como outros pontos do país, foi alvo de vários ataques terroristas nas últimas semanas. O mais recente havia acontecido na sexta-feira passada em um bairro residencial dos arredores contra um restaurante, onde a explosão de um carro-bomba deixou cerca de 15 feridos.

O Exército paquistanês iniciou há onze dias uma operação em grande escala na região tribal do Waziristão do Sul, considerada o principal reduto da insurgência talibã no país, que reivindicou a maioria dos atentados recentes.

O ataque coincide com a visita ao Paquistão da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que chegou hoje a Islamabad para se reunir durante os próximos três dias com as autoridades políticas e militares deste país.

Com informações da Reuters, EFE e AP

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade