PUBLICIDADE

Mundo

Oktoberfest de Munique fecha com redução de visitantes

4 out 2009 - 11h52
(atualizado às 13h40)
Compartilhar

A Oktoberfest de Munique fechou neste domingo suas portas com uma redução no número de visitantes, que os organizadores atribuem às ameaças de atentados terroristas e à crise econômica.

Mulheres participam da 176ª edição da Oktoberfest de Munique
Mulheres participam da 176ª edição da Oktoberfest de Munique
Foto: AFP

Um total de 5,7 milhões de pessoas visitou a mais popular festa da cerveja do mundo em seus 16 dias de duração, frente aos mais de 6 milhões do ano anterior.

Esse é o número mais baixo de visitantes desde 2001, ano em que aconteceu uma queda muito maior - 5,5 milhões -, devido ao impacto deixado pelos atentados terroristas contra os EUA em 11 de setembro daquele ano.

A organização da Oktoberfest atribui a queda deste ano ao medo de ataques islâmicos, após a divulgação de vários vídeos de supostos membros da Al-Qaeda ameaçando realizar atentados na Alemanha se seu governo não retirasse as tropas do Afeganistão.

Nessas gravações, apareciam imagens da Oktoberfest como potencial alvo terrorista, assim como aeroportos, estações de ferrovia e outras áreas de grandes concentrações.

As autoridades bávaras reforçaram a presença policial nas instalações da Oktoberfest e houve também controles sistemáticos de bolsas e mochilas dos visitantes nos acessos ao local.

A queda no número de visitantes não provocou, no entanto, uma diminuição paralela no consumo, já que, segundo o cômputo final, foram vendidos 6,5 milhões de litros de cerveja, número minimamente inferior aos 6,6 milhões do ano anterior.

EFE   
Compartilhar
Publicidade