PUBLICIDADE

Mundo

Moradores de Londres reagem a plebiscito com pedido por independência da cidade nas redes sociais

24 jun 2016 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários

O resultado do plebiscito que decidiu pela saída do Reino Unido da União Europeia - anunciado na manhã desta sexta-feira - fez com que muitos londrinos favoráveis à permanência do país no bloco lançassem uma campanha bem-humorada pela independência da capital britânica nas redes sociais.

Em um plebiscito realizado na última quinta-feira, 51,9% dos eleitores britânicos votaram pela saída do Reino Unido da UE, contra 48,1% que defenderam a permanência.

Em Londres, no entanto, cerca de 60% dos eleitores preferiram que o Reino Unido continuasse fazendo parte do bloco; as outras regiões britânicas onde a maioria votou pela permanência foram a Escócia e a Irlanda do Norte.

"Londres (parece) outro país. Vamos transformá-lo em um", tuitou usuário
"Londres (parece) outro país. Vamos transformá-lo em um", tuitou usuário
Foto: Reprodução / BBC News Brasil

"Londres (parece) outro país. Vamos transformá-lo em um", tuitou o usuário Jason Wiltshire, utilizando a hashtag #IndependenceForLondon (independência para Londres, em português).

"Somos tão bons em organizar plebiscitos, que tal #Independencia para Londres", escreveu outro usuário no Twitter.

Houve ainda quem criasse um partido fictício, dedicado à causa da independência da capital britânica. O London Independence Party (Partido da Independência de Londres) tem pouco mais de 1,3 mil seguidores no Twitter e exibe a bandeira da União Europeia na capa de seu perfil na rede social.

Foto: Reprodução / BBC News Brasil

Outro usuário decidiu criar uma petição online pela saída da capital do Reino Unido no site Change. Ele pede que o prefeito de Londres, Sadiq Khan, declare a independência da cidade e peça para que ela possa fazer parte da União Europeia.

"Londres é uma cidade internacional e nós queremos continuar no coração da Europa", diz a petição.

"Mas, sejamos sinceros, o resto do país não concorda. Então, no lugar de votar um contra o outro de maneira passiva-agressiva, vamos fazer um divórcio oficial e nos mudar com nossos amigos no continente".

A petição tinha cerca quase 20 mil assinaturas às 9h desta sexta-feira.

País dividido

O resultado do plebiscito sobre a permanência na UE evidenciou profundas divisões entre os britânicos.

Em grandes cidades como Londres, Manchester, Bristol, Leicester, Leeds e Liverpool, a maioria votou por permanecer na UE, enquanto em cidades menores e zonas rurais predominou a preferência pela saída do bloco.

"Os mapas que mostram a predominância dos votos por regiões mostram que esta foi uma vitória do campo sobre as cidades", diz o editor da BBC Mark Easton.

Para ele, isso reflete o fato de habitantes de cidades se sentirem mais confortáveis com a globalização e a diversidade, enquanto pessoas que vivem no campo tendem a ter visões mais tradicionalistas.

Easton afirma que o resultado mostra o ressentimento de parte da população britânica contra Londres, vista como a força por trás de uma globalização que não respeita os costumes e o modo de vida britânico.

"A predominância do voto pela permanência na UE em Londres vai ser vista como uma evidência de como a cidade ficou separada (do resto do país)", diz Easton.

Escócia e Irlanda do Norte

Mas, se no caso de Londres, a campanha de independência não passa de uma brincadeira, quando se fala em duas outras regiões que votaram majoritariamente pela permanência na UE - Escócia e Irlanda do Norte - as consequências políticas podem ser maiores.

Em um pronuciamento na manhã desta sexta-feira, a primeira-ministra do governo escocês, Nicola Sturgeon, afirmou que "uma mudança significativa e material nas circunstâncias" deve tornar "muito provável" a realização de um novo plebiscito sobre a independência da Escócia, a exemplo do ocorrido em 2014 e que decidiu pela permanência no Reino Unido.

"Dissemos (os escoceses) claramente que não queremos deixar a União Europeia. Estou determinada a fazer o que seja necessário para garantir que esse desejo seja concretizado", afirmou.

Já o vice-primeiro-ministro do governo da Irlanda do Norte, Martin McGuinnes chegou a propor uma votação sobre uma eventual união da região com a República da Irlanda.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade