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Maior aeronave do mundo é danificada ao aterrissar de nariz

24 ago 2016 - 14h29
(atualizado às 14h40)
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A Airlander 10, maior aeronave do mundo, ficou danificada depois de aterrissar de nariz em seu segundo voo teste.

A Airlander 10, maior aeronave do mundo, ficou danificada depois de aterrissar de nariz em seu segundo voo teste.
A Airlander 10, maior aeronave do mundo, ficou danificada depois de aterrissar de nariz em seu segundo voo teste.
Foto: BBC Brasil
Mistura de avião com dirigível, o aparelho tem 92m de comprimento. Não houve feridos.
Mistura de avião com dirigível, o aparelho tem 92m de comprimento. Não houve feridos.
Foto: BBC Brasil
De acordo com a fabricante da aeronave, a HAV, o voo "correu muito bem, e o único problema foi quando aterrissou".
De acordo com a fabricante da aeronave, a HAV, o voo "correu muito bem, e o único problema foi quando aterrissou".
Foto: BBC Brasil

Mistura de avião com dirigível, o aparelho tem 92m de comprimento. Não houve feridos.

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O dano aconteceu na base aérea de Cardington, em Bedfordshire, na Inglaterra.

A aeronave, que custou 25 milhões de libras (cerca de R$ 107 milhões), teve o cockpit avariado quando tocou a pista de pouso, às 11h no horário local (7h de Brasília).

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De acordo com a fabricante da aeronave, a HAV, o voo "correu muito bem, e o único problema foi quando aterrissou".

A empresa negou relatos de uma testemunha de que uma linha que pendia da aeronave atingiu um poste pouco antes de ela aterrissar.

Segundo a HAV, uma investigação interna apurará a razão do incidente.

O primeiro voo teste da aeronave foi realizado no dia 17 de agosto.

A Airlander 10 foi desenvolvida inicialmente como uma aeronave de vigilância do governo americano, mas o projeto foi descontinuado em meio a cortes no programa de Defesa.

A HAV retomou a iniciativa e lançou a aeronave em maio do ano passado.

Segundo a empresa, ela pode ser usada para uma série de funções, como comunicação, ajuda humanitária e até transporte de passageiros.

A aeronave tem autonomia para permanecer no ar por até cinco dias em voos controlados, informou a companhia.

A HAV planeja construir 10 Airlanders por ano em 2021.

A Airlander 10 em números:

  • 20.000 kg: Peso de um dirigível
  • 6.100m: Altitude alcançada
  • 148 km/h: Velocidade máxima
  • 5 dias: Autonomia no ar em voos controlados
  • 10.000kg: Carga máxima (equivalente ao peso de um navio)
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