PUBLICIDADE

Mundo

Guterres defende solução de dois Estados em conflito entre Israel e Palestina

15 fev 2017 - 13h26
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da ONU, António Guterres, defendeu nesta quarta-feira, no Egito, a solução de dois Estados para resolver o conflito entre Israel e Palestina, concluindo uma viagem por vários países do Oriente Médio.

"Concordamos que a única solução para situação entre palestinos e israelenses é a dos dois Estados. É preciso fazer o máximo possível para chegar a essa solução", disse Guterres em entrevista coletiva conjunta com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shukri, após reunião com o presidente do país, Abdul Fatah al Sisi.

Fontes oficiais da Casa Branca afirmaram ontem, antes do encontro entre o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington, que o governo do republicano não "insistirá na solução de dois Estados e apoiará qualquer acordo entre as partes".

Guterres se reuniu na manhã de hoje com Al Sisi e disse durante o encontro que a guerra contra o terrorismo continua. O secretário-geral destacou o papel "essencial" do Egito nessa tarefa e a importância do país para solucionar os problemas da região.

Os dois conversaram também sobre outros temas, como os conflitos na Síria, na Líbia e no Iêmen.

"É preciso dar à paz uma oportunidade no Iêmen e na Líbia. Os países da região devem criar as circunstâncias adequadas para conseguir essa paz em ambos os países", destacou Guterres.

Sobre a Síria, o secretário-geral da ONU disse que as rodadas de negociações e os diálogos que conseguiram patrocinar o cessar-fogo firmado em 30 de dezembro são "um passo importante para a paz".

Já Shukri disse que o Egito apoia completamente o processo de paz na Síria e pediu à oposição e ao governo do país que sejam "flexíveis" nas negociações, para conseguir tirar a região do conflito e expulsar as organizações terroristas.

Gueterres concluiu hoje sua primeira grande sequência de viagens pelo Oriente Médio. O secretário-geral chegou à Turquia no último dia 9 e passou por Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Omã, Catar e, por fim, no Egito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade