PUBLICIDADE

Mundo

Grupo de líderes políticos peruanos ratifica apoio a Fujimori

2 jun 2011 - 13h07
(atualizado às 13h13)
Compartilhar

Um grupo de líderes políticos liderado pelo economista Pedro Pablo Kuczynski reuniu-se nesta quinta-feira com Keiko Fujimori para ratificar o apoio dado à candidatura dela à Presidência do Peru.

No pleito do próximo domingo, a filha do ex-presidente peruano Alberto Fujimori terá como adversário o nacionalista Ollanta Humala, que venceu o primeiro turno das eleições.

Além de Kuczynski, participaram do encontro o ex-prefeito de Lima Luis Castañeda, o economista Hernando de Soto e os ex-ministros Mercedes Aráoz e Alfredo Ferrero.

Os políticos ressaltaram que apoiam Keiko por considerarem que sua candidatura constitui "uma garantia" para a democracia peruana. Eles também disseram que a congressista, de 36 anos, não ofereceu cargos em um eventual gabinete presidencial, e disseram que não estavam anunciando uma aliança política.

Keiko agradeceu, por sua vez, a confirmação desta adesões, que já tinham sido anunciadas separadamente nas últimas semanas. A filha de Alberto Fujimori afirmou ainda que "é fundamental continuar" com o crescimento econômico e o desenvolvimento de seu país, e que para isso acredita que deve ser "mantida a Constituição de 1993", que foi elaborada durante o regime de seu pai (1990-2000).

Além disso, Keiko ratificou a acusação de que "gera muitas dúvidas a relação muito próxima" que seu adversário nas eleições, Ollanta Humala, "tem com o senhor Hugo Chávez".

Segundo as últimas pesquisas de opinião, que por lei não podem ser divulgadas no Peru desde o último domingo, a Presidência é disputada palmo a palmo pelos dois candidatos, que "estão empatados tecnicamente".

EFE   
Compartilhar
Publicidade