PUBLICIDADE

Mundo

Foca robô promete ajudar idosos com demência no Reino Unido

2 dez 2016 - 12h31
Compartilhar
Exibir comentários

Robôs e computadores inteligentes estão começando a conquistar espaço em casas de repouso de Oxford, no Reino Unido.

É o exemplo de Paro, essa foca filhote que promete ajudar idosos que que estão desenvolvendo ou já apresentam sinais iniciais de demência e moram em lares ligados ao sistema de saúde inglês, o NHS.

Ele é como um boneco de pelúcia por fora, mas, por dentro, é muito mais do que um brinquedo: é um computador altamente sofisticado - mas coberto de pêlo artificial.

O Paro responde a interações, como sons de voz e afagos, piscando os olhos e movendo a cabeça e a cauda, o que gera conexões físicas e emocionais com os idosos.

Desde que chegou ao asilo Longland, há três meses, por exemplo, teve um enorme impacto sobre os moradores.

Os funcionários da casa dizem que a foquinha oferece todos os benefícios da terapia animal sem o risco de infecção e a necessidade de alimentação.

Segundo relatórios iniciais desses testes, o robô ajudaria alguns dos pacientes a se acalmarem e os deixaria menos angustiados. Em outros, provocaria memórias amorosas.

Além disso, lembraria àqueles que não podem sair das instalações médicas da experiência de cuidar de animais de estimação.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade