PUBLICIDADE

Europa

Yildirim aumenta para 161 o número de mortos na Turquia

16 jul 2016 - 08h17
(atualizado às 10h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro turco, o islamita Benali Yildirim, aumentou neste sábado para 161 o número de mortos e para 2.839 os militares detidos após a tentativa de golpe da sexta-feira (15).

Segundo Yildirim, 20 soldados golpistas morreram, o que contradiz um número oferecido pouco antes pelo próprio Exército turco que falou em 104 mortos."A situação está sob controle. Não se preocupem pelos comandantes (retidos); estarão em breve em serviço", garantiu o primeiro-ministro.

Foto: Gokhan Tan / Getty Images

"Os cérebros do golpe foram todos detidos. Estamos buscando outros; estamos detendo. Os promotores começaram com seu trabalho judicial", explicou o primeiro-ministro.

"Os membros deste grupo estão agora em mãos da nação turca e vão receber a pena que merecem", acrescentou Yildirim antes de precisar que todos os soldados envolvidos no golpe perderão suas categorias.

Mais uma vez, o primeiro-ministro acusou diretamente o predicador islamita Fetullah Gülen, exilado nos Estados Unidos, como "cabeça de uma organização terroristas" responsável pela tentativa. "Isto é uma tentativa de golpe, mas a diferença com os anteriores é a reação do povo. Os cidadãos detiveram os golpistas e os reduziram antes das forças de segurança".

"A democracia turca teve um dia negro em 15 de julho pela noite. O grupo terrorista enfrentou os cidadãos turcos que saíram às ruas e praças e lhes deram a melhor resposta", prosseguiu o primeiro-ministro. "15 de julho é agora uma festa para nossa democracia. Felicito os membros das forças de segurança por sua heroica luta".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade