PUBLICIDADE

Europa

Ucrânia: UE ajudará país a pagar dívida de gás à Rússia

A União Europeia e os EUA confirmaram a ajuda ao país na conta de gás; o pacote de ajuda da UE à Ucrânia será apresentado na quarta-feira

4 mar 2014 - 13h14
(atualizado às 13h18)
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia (UE) ajudará a Ucrânia a pagar sua dívida de US$ 2 bilhões de gás russo e também pode lhe fornecer gás, anunciou nesta terça-feira o comissário europeu de Energia, Gunther Oettinger.

"O pagamento das faturas de gás da Ucrânia figuram no pacote de ajuda da Comissão Europeia", que será adotado na quarta-feira, declarou Oettinger após um encontro com os ministros europeus da Energia.

Segundo ele, a Naftogaz deve 2 bilhões à Gazprom. "A ajuda da Comissão será completada pelas ajudas acordadas por alguns Estados", explicou Oettinger, ressaltando que os Estados Unidos ajudarão com US$ 1 bilhão. 

Nesta terça-feira, a Gazprom decidiu acabar com a redução do preço do gás vendido à Ucrânia a partir do mês de abril, uma medida adotada no âmbito de um plano de ajuda a esta ex-república soviética, "já que não cumpre com os acordos relacionados à concessão desta diminuição".

Oettinger também indicou que receberá o ministro ucraniano da Energia, Yuri Prodan,  no dia 19 de março para discutir a ajuda europeia a Kiev.

A Comissão Europeia apresentará na quarta-feira seu pacote de ajuda à Ucrânia, país que se encontra em graves dificuldades financeiras.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade