PUBLICIDADE

Europa

Rajoy fará visita a Brasil e Uruguai em abril

10 mar 2017 - 11h49
Compartilhar
Exibir comentários

O chefe do governo espanhol, Mariano Rajoy, realizará uma viagem oficial a Brasil e Uruguai de 24 a 26 de abril, durante a qual se reunirá com os presidentes de ambos os países, Michel Temer e Tabaré Vazquez, respectivamente.

Esta será a primeira viagem de Rajoy à América Latina após renovar seu mandato em novembro do ano passado, informou nesta sexta-feira o porta-voz do Executivo, Íñigo Méndez de Vigo.

Rajoy irá primeiro a Brasília, onde se reunirá com Temer, com quem analisará as relações bilaterais e diversos assuntos de política internacional.

Um assunto central desse encontro será o apoio da Espanha às negociações da União Europeia com o Mercosul, que Madri acredita que possam ter um impulso importante nos próximos meses.

O líder espanhol também irá a São Paulo deve presidir um ato de caráter econômico. Será uma viagem de conteúdo "fortemente empresarial", explicou Méndez de Vigo.

A última vez que um chefe de governo espanhol visitou o Brasil foi em junho de 2012, quando o próprio Rajoy participou da cúpula Rio+20, no Rio de Janeiro, e também se deslocou a São Paulo.

Depois da capital paulista, Rajoy voará em 25 de abril para Montevidéu, onde permanecerá até o dia seguinte. Na capital uruguaia, se reunirá com Tabaré Vázquez para abordar a situação das relações entre ambos os países em todos os âmbitos e analisar também questões como o futuro da negociação entre a UE e o Mercosul.

"A Espanha vai impulsionar as negociações da UE com Mercosul. É um momento importante para fazer isso, coincidente com a presidência argentina em Mercosul", destacou o porta-voz espanhol.

Na cúpula europeia de Bruxelas, os líderes da UE, a pedido da Espanha, se comprometeram na quinta-feira a trabalhar para avançar nos trabalhos que permitam carimbar o acordo de associação entre ambas as entidades.

Faz quase dez anos desde que um presidente do governo da Espanha não visita o Uruguai, já que o último foi José Luis Rodríguez Zapatero, em novembro de 2007.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade