PUBLICIDADE

Europa

Protesto na Itália termina com confronto entre policias e manifestantes

5 nov 2016 - 14h39
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Florença, na Itália, foi cenário neste sábado de violentos enfrentamentos entre a polícia e dezenas de manifestantes que protestavam contra as reformas do governo de Matteo Renzi, que estava presente na cidade para participar de uma convenção política.

O protesto aconteceu na Praça de São Marcos, no centro da cidade, e, apesar de ter começado pacífico, derivou em fortes confrontos entre a tropa de choque da polícia e os manifestantes, conforme mostraram algumas emissoras de televisão locais.

Alguns manifestantes, muitos deles com o rosto coberto e vestidos com roupas pretas, lançaram pedras, bombas de fumaça e outros objetos nos agentes, que foram mobilizados no local para reforçar a segurança devido à presença de Renzi em um ato de seu grupo político, o Partido Democrata.

Os policiais responderam com seus cassetetes e lançando gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes da praça de São Marcos até outra, a da Basílica de Santissima Annunziata.

No embate, um agente ficou ferido por causa da explosão de fogos de artifício, segundo a imprensa local.

Os manifestantes ignoraram a proibição de realizar a concentração estabelecida pela delegação do governo em Florença e desfilaram pelas ruas da capital da Toscana com cartazes com os dizeres: "Em 4 de dezembro vamos dizer não".

O governo convocou para esse dia um referendo sobre sua reforma constitucional, na qual pretende, entre outras coisas, acabar com o atual "bicameralismo perfeito" e suprimir a função legislativa do Senado para facilitar a governabilidade do país.

O social-democrata Renzi vinculou o triunfo no referendo a sua continuidade no cargo de primeiro-ministro, mas reconheceu recentemente que cometeu um erro ao apresentar a consulta como um referendo sobre sua gestão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade