PUBLICIDADE

Europa

PP vence eleições na Espanha, mas fica longe de maioria

26 jun 2016 - 19h52
(atualizado às 20h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Popular (PP), de centro-direita e que já está no poder na Espanha, venceu neste domingo as eleições gerais do país, embora não tenha conseguido a maioria das cadeiras do Congresso dos Deputados, o que o permitiria formar o governo sem depender de alianças com outras legendas.

Com 99,76% dos votos contabilizados, o PP liderava a apuração conseguindo, proporcionalmente, 137 assentos - o número pode mudar até a conclusão da contagem. Em segundo lugar aparece o socialista PSOE, com 85, seguido pela coalizão de esquerda Unidos Podemos, com 71, e o liberal Ciudadanos, com 32.

O Congresso dos Deputados, câmara responsável pela escolher do presidente do Governo na Espanha, é composto por 350 lugares, e a maioria necessária para um partido governar sozinho é de 176.

Em relação aos partidos nacionalistas, o ERC, independentista da Catalunha, obtinha nove cadeiras, seguido por outro catalão, o nacionalista de centro-direita CDC, com oito, e o nacionalista basco PNV, com cinco.

Os resultados obtidos refletem um cenário similar ao de 2015, com um Congresso no qual há quatro forças principais, mas nenhuma com maioria suficiente para governar sem depender de pactos com outros partidos.

Os dados também contradizem as pesquisas de boca de urna que previam uma vitória do PP mais apertada do que a de dezembro do ano passado e mostravam a coalizão Unidos Podemos à frente do PSOE.

A participação de eleitores foi de 69,84% do total. No pleito anterior, foi de 73,2%.

As eleições deste domingo aconteceram apenas seis meses após as de 20 de dezembro porque os partidos políticos não conseguiram na ocasião formar o governo. Naquele pleito, o PP obteve 123 cadeiras, seguido por PSOE (90), Podemos (69) e Ciudadanos (40).

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade