PUBLICIDADE

Europa

Pela internet, ministra britânica assume ser gay em data simbólica

25 jun 2016 - 13h44
(atualizado às 14h09)
Compartilhar
Exibir comentários
A ministra foi a deputada mais jovem da história britânica, em 2005
A ministra foi a deputada mais jovem da história britânica, em 2005
Foto: Conservative Partys / BBC News Brasil

A ministra britânica do Desenvolvimento Internacional, Justine Greening, usou sua conta no twitter para revelar neste sábado (25), no dia da Marcha do Orgulho Gay, em Londres, que está em uma parceria do mesmo sexo.

Em post na rede social, Greening fez um trocadilho com o recente plebiscito sobre a presença britânica na União Europeia. "Hoje é um bom dia para dizer que estou feliz em um relacionamento do mesmo sexo. Fiz campanha para que permanecêssemos (na UE), mas às vezes é melhor sair (do armário, a expressão que significa assumir publicamente a orientação sexual)", escreveu a ministra.

O premiê David Cameron também usou o twitter para felicitar a colega de gabinete. "Parabéns, Justine. Grande notícia".

O tuíte enviado pela ministra
O tuíte enviado pela ministra
Foto: Twetter / Reprodução

Greening, de 47 anos, foi eleita para o Parlamento britânico em 2005, pelo Partido Conservador. Na época, tornou-se a mais jovem deputada da história da casa. Com a ascensão dos conservadores ao poder, em 2010 - em coalizão com o Partido Liberal-Democrata -, ela foi nomeada ministra dos Transportes e assumiu a pasta atual em 2012.

Este policial pediu o namorado em casamento na passeata no centro de Londres
Este policial pediu o namorado em casamento na passeata no centro de Londres
Foto: PA / BBC News Brasil

O anúncio de Greening ocorre em um ano marcado por uma mudança de ares no meio político britânico em relação à tolerância sexual. Em fevereiro, 28 dos 32 deputados e deputadas britânicos assumidamente gays posaram para uma foto nas escadas do parlamento.

No mês anterior, o ministro para Assuntos Escoceses, David Mundell, tornou-se o primeiro integrante do gabinete to governo Cameron a assumir publicamente sua orientação sexual.

Pelo menos 40 mil pessoas de 300 organizações LGBT participaram da marcha deste sábado no centro de Londres, segundo os organizadores.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade