PUBLICIDADE

Europa

Papa nomeará cardeal o arcebispo de Brasília, Dom Sérgio Rocha

9 out 2016 - 08h38
(atualizado às 10h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco anunciou neste domingo (9) que nomeará cardeal o atual arcebispo da diocese de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, dentro da lista de 13 novos nomes antecipada durante o Ângelus dominical.

Papa Francisco
Papa Francisco
Foto: Agência Brasil

O consistório para a criação dos novos cardeais, que procedem de 11 países, ocorrerá no dia 19 de novembro. O papa oficiará a missa de conclusão do Jubileu Mariano do Ano Santo da Misericórdia (dezembro de 2015 a novembro de 2016) junto a estes novos cardeais.

Dom Sérgio da Rocha foi nomeado arcebispo de Brasília em 15 de junho de 2011 pelo papa Bento XVI e desde abril de 2015 preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O brasileiro estudou filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, teologia no Instituto Teológico de Campinas, concluiu mestrado em teologia moral na Faculdade Teológica "Nossa Senhora da Assunção", em São Paulo, e doutorado na mesma disciplina junto à Academia Alfonsiana de Roma.

Foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1984 em Matão (SP), exercendo como pároco em Água Vermelha, coordenador da pastoral da Juventude de São Carlos, professor do Seminário Diocesano e diretor espiritual da Casa de Teologia de Campinas.

Também foi reitor do Seminário de Filosofia de São Carlos, coordenador da pastoral vocacional, vigário paroquial da catedral da cidade e vigário paroquial em "Nossa Senhora de Fátima", entre outros cargos.

No dia 13 de junho de 2001, foi eleito bispo titular de Alba e auxiliar de Fortaleza. Em 11 de agosto, recebeu a consagração episcopal. Em 31 de janeiro de 2007 foi nomeado bispo coadjutor de Teresina (PI) e se tornou arcebispo em 3 de setembro de 2008.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade