PUBLICIDADE

Europa

Otan pede calma e respeito a instituições democráticas e Constituição turcas

15 jul 2016 - 21h07
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, pediu nesta sexta-feira "calma e moderação" e "total respeito" às instituições democráticas e à Constituição da Turquia, onde está em curso um golpe de Estado.

"A Turquia é um valioso aliado da Otan", afirmou o secretário-geral em comunicado.

Stoltenberg afirmou, nessa breve declaração, que tinha acabado de falar com o ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, e que está acompanhando "os eventos na Turquia estreitamente e com preocupação".

"Peço calma e moderação e total respeito às instituições democráticas da Turquia e a sua Constituição", enfatizou.

Anteriormente, uma fonte aliada tinha declarado à Agência Efe que, por enquanto, não estava prevista a convocação de uma reunião do Conselho do Atlântico Norte, a máxima autoridade de tomada de decisões da organização. A Turquia é um dos 28 países-membros da Aliança Atlântica.

O país tinha pedido reforços recentemente para combater o terrorismo e, para isso, a Otan estabeleceu em dezembro do ano passado um pacote de medidas de segurança que inclui aviões Awacs de vigilância sobre a Turquia, patrulhas áreas e marítimas e mais presença naval no Mediterrâneo.

Em julho do ano passado, o Conselho do Atlântico Norte se reuniu após a Turquia invocar o artigo 4 do Tratado de Washington, por causa de uma onda de ataques terroristas em seu território.

Esse artigo afirma que os aliados manterão consultas quando algum deles considerar "que a integridade territorial, independência política ou segurança de alguma das partes estão ameaçadas".

A pedra fundamental da Otan é o artigo 5 do Tratado sobre a defesa coletiva, que considera que "um ataque contra um aliado será considerado como um ataque contra todos os aliados".

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade