PUBLICIDADE

Europa

Operação London Bridge: o plano para funeral de Elizabeth II

16 mar 2017 - 09h55
(atualizado às 12h41)
Compartilhar
Exibir comentários

"London Bridge" ou Ponte de Londres é o nome do plano que o Reino Unido vai ativar no dia em que a rainha Elizabeth II morrer, conforme os detalhes dos preparativos que o jornal britânico "The Guardian" publica nesta quinta-feira.

Plano secreto para o funeral de Elizabeth II (foto) é chamado Operação London Bridge
Plano secreto para o funeral de Elizabeth II (foto) é chamado Operação London Bridge
Foto: Reuters

Com o título "Operação London Bridge: o plano secreto para os dias seguintes à morte da Rainha", o jornal afirma que a resposta do país ao falecimento da monarca, de 90 anos, será "monumental" em comparação ao da princesa Diana, que morreu em um acidente de trânsito em 1997, em Paris. Na operação, o secretário particular da rainha, Christopher Geidt, será o primeiro funcionário a dar a notícia, conforme o autor do texto, Sam Knight, que disse à Agência Efe que seu artigo é "baseado em fatos".

Geidt entrará em contato com o chefe de governo de turno - atualmente a primeira-ministra, Theresa May - que será acordado, se a morte acontecer de madrugada. Já os funcionários serão informados através de uma linha interna segura, com a mensagem "London Bridge caiu".

O Centro de Resposta Global do Ministério das Relações Exteriores, que fica em um lugar secreto de Londres, vai dar a notícia aos 15 governos dos países onde Elizabeth II é chefe de Estado, assim como a outros Estados da Commonwealth, indica o jornal.

Imagem do Palácio de Buckingham
Imagem do Palácio de Buckingham
Foto: iStock

Espera-se que a população receberá a informação rapidamente, já que a notícia será dada na prioridade 'flash informativo' à agência britânica "Press Association" e ao restante da imprensa simultaneamente, segundo o artigo do "The Guardian", que lembra que quando o rei George VI - pai de Elizabeth II - morreu, às 7h30 de 6 de fevereiro de 1952, a "BBC" comunicou o acontecimento quase quatro horas depois.

Um lacaio vestido de luto irá do Palácio de Buckingham para colocar na porta da residência real uma nota oficial sobre o falecimento da soberana. Conforme a London Bridge, os apresentadores dos noticiários vestirão roupas pretas e a programação será suspensa, já que todas as emissoras vão dar detalhes do ocorrido.

Príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, será proclamado rei no dia seguinte à morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II
Príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, será proclamado rei no dia seguinte à morte de sua mãe, a Rainha Elizabeth II
Foto: Heathcliff O'Malley / Getty Images

Segundo a matéria, também existem estratégias caso Elizabeth II - que em abril completa 91 anos e aparentemente goza de muita saúde - morra no Castelo de Balmoral, na Escócia, ou no exterior.

O parlamento será convocado em caráter especial, fará vários dias de luto e o príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, será proclamado rei no dia seguinte à morte, às 11h (horário local).

Rainha Elizabeth II completa 65 anos no trono britânico:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade