PUBLICIDADE

Europa

Morre a mulher que fez o 1º transplante de face no mundo

6 set 2016 - 12h04
(atualizado às 13h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Isabelle Dinoire foi submetida em 2005 ao primeiro transplante parcial de face do mundo
Isabelle Dinoire foi submetida em 2005 ao primeiro transplante parcial de face do mundo
Foto: EFE

Isabelle Dinoire, a francesa submetida em 2005 ao primeiro transplante parcial de face do mundo, morreu no dia 22 de abril aos 49 anos de idade, revelou nesta terça-feira o hospital universitário de Amiens, no qual foi operada.

A mulher morreu "por consequência de uma longa doença", afirmou o centro hospitalar em comunicado, com o qual confirmou a notícia vazada pelo jornal Le Figaro, e acrescentou que essa informação não foi divulgada antes à imprensa para preservar a intimidade da família.

Segundo o Le Figaro, os tratamentos aos quais a mulher estava sendo submetida para evitar a rejeição provocaram o surgimento de um câncer.

Antes de sua morte, a paciente sofreu um novo episódio de rejeição da região transplantada e perdeu uma parte dos movimentos dos lábios, acrescentou o jornal em seu site.

Dinoire tinha perdido os lábios, parte do nariz e o queixo quando foi atacada por sua cadela em maio de 2005. A operação para tentar reconstituir sua face, em novembro daquele ano, durou mais de 15 horas.

Sua primeira aparição pública após o transplante aconteceu em fevereiro de 2006, em uma conferência no hospital que foi transmitida ao vivo por televisões de todo o mundo.

Visivelmente emocionada e um tanto tímida, a mulher disse à imprensa naquele evento que seu desejo era retomar uma vida "normal" e se mostrou confiante de que a operação serviria para ajudar outras pessoas que sofriam do mesmo problema.

Desde 2005, segundo lembrou hoje o Le Figaro, foram realizados mais de 30 transplantes de face no mundo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade