PUBLICIDADE

Europa

Mais velha do mundo revela dieta: "dois ovos crus por dia"

13 mai 2016 - 18h41
(atualizado às 18h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Emma Morano, de 116 anos, se tornou a pessoa mais velha do mundo
Emma Morano, de 116 anos, se tornou a pessoa mais velha do mundo
Foto: Antonino di Marco / EFE

Emma Morano, uma senhora italiana de 116 anos, entrou no Livro dos Recordes como a pessoa mais velha do mundo. Nascida em novembro de 1899, Emma contou qual o segredo da sua longevidade: comer três ovos por dia, dois deles crus, e um pouco de carne crua picada. As informações são do jornal inglês The Telegraph.

A italiana agora é a única pessoa ainda viva que nasceu no século XIX. Antes dela, o posto pertencia à norte-americana Suannah Mushatt Jones, que morreu nesta quinta (12) aos 116 anos. Hoje, Emma Morano vive num pequeno apartamento na cidade de Verbania, perto da fronteira da Itália com a Suíça.

Quase surda, seus dias se baseiam em assistir TV. Ela acorda às 8h e come alguns biscoitos para o café. Ela também come dois ovos crus por dia, dieta que foi aconselhada pelo seu médico para manter a boa saúde desde que foi diagnosticada com anemia na década de 1920, mantendo a rotina até os dias atuais.

Além da dieta, Emma acredita que conseguiu viver tanto após ter abandonado o marido violento, em 1938, pouco depois da morte do seu único filho aos sete meses. Desde então resolveu seguir sua vida sozinha.

Outra medida para sua longevidade é comer regularmente pequenas quantidades de carne crua picada. "Considerando sua idade, ela está com muito boa saúde", afirmou Rosi Santoni, uma parente de 72 anos que cuida de Emma.

Sra. Morano nasceu no norte da Itália e trabalhou em fábricas e como cozinheira. Na comemoração dos seus 116 anos, Emma se ofereceu para cantar para as pessoas, para mostrar que ainda tinha uma boa voz.

Na ocasião, ela recebeu um telegrama de parabéns de Sergio Mattarella, presidente da Itália, e um pergaminho do Papa Francisco, que desejou-lhe "boa saúde e serenidade de espírito". O presente do pontífice está emoldurado e pendurado na parede do seu apartamento.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade