PUBLICIDADE

Europa

Morre aos 92 anos Mário Soares, ex-presidente de Portugal

7 jan 2017 - 14h41
(atualizado às 16h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: EFE

O histórico dirigente socialista e ex-presidente de Portugal, Mário Soares, morreu neste sábado aos 92 anos no Hospital da Cruz Vermelha de Lisboa, onde permanecia internado desde 13 de dezembro, informaram fontes do hospital.

O ex-mandatário foi hospitalizado no dia 13 em situação crítica e se manteve inconsciente durante três dias. No entanto, após experimentar uma melhora, deixou a terapia intensiva em 23 de dezembro.

Na noite de 24 de dezembro seu estado de saúde piorou de forma súbita e foi transferido de novo à UTI, para dois dias depois cair em "coma profundo".

Mário Soares, presidente de Portugal entre 1986 e 1996, era considerado uma das figuras políticas portuguesas mais importantes dos últimos anos por sua decisiva participação na transição à democracia quando a Revolução dos Cravos pôs fim à ditadura portuguesa (1926-1974).

Fundador do Partido Socialista (PS), até muito pouco tempo se manteve ativo através da fundação que leva seu nome, além de publicar livros e artigos sobre a situação de Portugal.

Soares foi ainda primeiro-ministro de Portugal em duas fases (1976-1978 e 1983-85) e presidente português em um período no qual aconteceu a entrada do país na União Europeia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade