PUBLICIDADE

Merkel defende negociações sem pressa com o Reino Unido

25 jun 2016 - 15h16
(atualizado às 15h41)
Compartilhar
Exibir comentários

Para chanceler alemã, meta não deve ser assustar outros países-membros. "A Grã-Bretanha continuará sendo um parceiro próximo, ao qual estamos economicamente ligados", salienta.

Foto: Carsten Koall / Getty Images

A chanceler federal da Alemanha, Angela Merkel, defendeu neste sábado (25/06) que as negociações da União Europeia (UE) com o Reino Unido, visando a saída dos britânicos do bloco, sejam conduzidas num clima bom e objetivo e não com a intenção de assustar outros países-membros.

"Não tenho a impressão de que seja necessário assustar com as negociações para a separação", afirmou Merkel em Potsdam, durante um encontro de seu partido, a União Democrata Cristã (CDU), com o partido-irmão União Social Cristã (CSU).

Para a chanceler, não há nenhum motivo "para ser especialmente malvado" nas negociações, que, para ela, devem ocorrer num ambiente objetivo, até porque os países da UE e o Reino Unido são parceiros na Otan, no G7, no G20 e no Conselho de Segurança da ONU, lembrou. "A Grã-Bretanha continuará sendo um parceiro próximo, ao qual estamos economicamente ligados", salientou.

Ela também disse que o ritmo das negociações não é tão importante, em franco contraste com as declarações de outros líderes europeus - entre eles o ministro alemão do Exterior, Frank-Walter Steinmeier -, que pedem agilidade do Reino Unido. "Francamente, não é para serem eternas, isso é verdade, mas eu também não vou brigar por um período curto", afirmou.

Ela lembrou que, enquanto os britânicos não apresentarem seu pedido de saída e o acordo de separação não for firmado, continuarão sendo membros de pleno direito da União Europeia.

Merkel disse ainda que as autoridades europeias e dos países-membros deveriam se empenhar para tornar claras as vantagens da União Europeia às populações dos demais 27 países-membros, afirmando que há problemas ainda sem solução, como o desemprego juvenil e questões de segurança.

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade