PUBLICIDADE

Europa

Merkel chega à Casa Branca para se reunir com Trump

17 mar 2017 - 13h35
Compartilhar
Exibir comentários

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, chegou nesta sexta-feira à Casa Branca para sua primeira reunião com o presidente americano, Donald Trump, na qual espera-se que falem da União Europeia (UE), da relação com a Rússia e dos interesses dos investidores alemães nos Estados Unidos.

Merkel, que pretendia reunir-se com Trump na terça-feira passada, mas teve que adiar sua visita devido às nevascas na costa leste dos EUA, chegou à Casa Branca pouco depois de 11h30 (horário local, 12h30 de Brasília).

Trump a recebeu na porta da ala oeste da Casa Branca, onde se encontra seu escritório, e ambos se deram as mãos e sorriram para as câmeras antes de entrar na mansão presidencial.

Ambos tinham previsto falar a sós durante 15 minutos e realizar depois um encontro junto a suas delegações durante outros 45 minutos, seguido de uma reunião com empresários de EUA e Alemanha para conversar sobre "o desenvolvimento e a formação vocacional da mão-de-obra", segundo a Casa Branca.

Os dois darão em seguida uma entrevista coletiva, seguida de um almoço de trabalho também na Casa Branca.

A relação entre Trump e Merkel foi fria até agora: antes de chegar ao poder em janeiro, o novo presidente dos Estados Unidos acusou a líder alemã de ter cometido "um erro catastrófico" com sua política de refugiados, enquanto ela criticou o veto migratório imposto pelo americano e suspenso por um juiz federal.

A reunião desta sexta-feira permitirá a ambos líderes ter um primeiro contato pessoal do qual não devem se esperar grandes revelações quanto a conteúdos, segundo a chancelaria alemã, já que estes serão definidos na rodada de cúpulas multilaterais dos próximos meses - da Otan, do G7 e do G20.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade