PUBLICIDADE

Europa

May fará na próxima terça-feira seu esperado discurso sobre "Brexit"

12 jan 2017 - 15h38
Compartilhar
Exibir comentários

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai fazer na próxima terça-feira seu aguardado discurso sobre qual será sua estratégia de negociação para o "Brexit", confirmou seu porta-voz nesta quinta-feira.

Perante as pressões para revelar qual será a posição do Executivo, a chefe de governo conservadora antecipou em 2016 que detalharia em janeiro seus objetivos para o processo de divórcio entre os britânicos e a União Europeia.

"Ela dará um discurso na próxima terça-feira, detalhando qual será nosso enfoque para o 'Brexit', como parte dos preparativos das negociações e seguindo a linha de um Reino Unido global e de continuar sendo uma nação aberta", indicou o porta-voz.

May, que defende pactuar uma relação completamente nova com o bloco comunitário, já indicou que prevê iniciar as conversas com os 27 membros restantes da UE antes do final de março.

A chefe do governo disse recentemente, em declarações ao canal britânico "Sky News", que sua prioridade é conseguir "o melhor acordo possível" para este país e para as empresas britânicas e advertiu que o Reino Unido "sairá" de UE e não será possível "conservar pedaços" do acordo atual.

A previsão é de que nesse discurso May, que assumiu o cargo em julho de 2016 em substituição de David Cameron sem passar pelas urnas, apresente mais detalhes sobre seu "plano" para o Reino Unido, que contempla não só um acordo para o "Brexit", mas também uma reforma econômica.

Paralelamente, espera-se que a Corte Suprema - máxima autoridade judicial no país - emita durante este mês sua sentença sobre se May tem autoridade para ativar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa sem prévia autorização do parlamento. Se o Supremo decidir contra o Executivo, como fez antes uma corte inferior, o governo deverá preparar uma nova legislação para ser aprovada pelas duas Câmaras - Comuns e Lordes - antes até o fim de março.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade