PUBLICIDADE

Europa

Mais três pessoas são suspeitas de ter ebola na Espanha

As três pessoas teriam tido contato com a enfermeira infectada - primeiro caso de ebola fora da África

7 out 2014 - 08h51
Compartilhar
Exibir comentários
Funcionários do hospital onde a enfermeira infectada por ebola está internada atendem a protestos na porta do local
Funcionários do hospital onde a enfermeira infectada por ebola está internada atendem a protestos na porta do local
Foto: Andrea Comas / Reuters

Três pessoas foram hospitalizadas na Espanha e estão sendo monitoradas sob a suspeita de terem contraído o vírus letal, disseram autoridades de saúde espanholas nesta terça-feira, um dia depois de terem anunciado que uma enfermeira está internada com a doença.

Autoridades do sistema de saúde de Madri disseram em uma coletiva de imprensa que entre os internados estão o marido da enfermeira, um viajante proveniente de um dos países afetados e outro funcionário do setor da saúde.

Eles também informaram que a enfermeira, que não deixou Madri durante suas férias, estava no momento sendo tratada com soro, usando anticorpos de pacientes infectados anteriormente.

A enfermeira espanhola se tornou a primeira pessoa a contrair ebola fora da África, despertando dúvidas sobre as medidas adotadas na Espanha para controlar a disseminação em potencial da doença fatal.

A enfermeira havia ajudado a tratar de dois padres que contraíram o ebola na África e foram repatriados à Espanha.

UE pede explicações sobre 1º contágio fora da África

A Comissão Europeia pediu ao governo da Espanha explicações sobre as falhas do sistema de saúde que provocaram o contágio de Ebola de uma auxiliar de enfermagem em um hospital de Madri.

Uma enfermeira espanhola foi a primeira paciente a contrair o vírus fora da África
Uma enfermeira espanhola foi a primeira paciente a contrair o vírus fora da África
Foto: Sergio Perez / Reuters

"A Comissão Europeia enviou na segunda-feira uma mensagem ao ministério da Saúde espanhol para que esclareça as razões que tornaram possível este primeiro caso de contágio fora da África", afirmou o porta-voz da Comissão, Frederic Vincent.

A auxiliar de enfermagem contraiu a doença no hospital de Madri em que integrou a equipe que atendeu os dois missionários que faleceram, vítimas do Ebola, depois que foram repatriados da África.

"Aconteceu, evidentemente, um problema em algum momento", disse Vincent.

Há vários meses os Estados membros fazem um acompanhamento e coordenam os procedimentos nacionais a nível europeu para evitar a entrada do vírus no continente.

"Apesar do caso, não há inquietação na Comissão. A propagação do vírus na Europa continua sendo uma hipótese altamente improvável", afirmou Vincent.

A Comissão espera que a Espanha apresente na quarta-feira ao Comitê de Segurança Sanitária os primeiros elementos da resposta. Esta instância comunitária de coordenação e troca de informações se reúne todas as semanas para debater o Ebola.

"Quando a falha for identificada, servirá de exemplo aos outros países, mas pode levar tempo. As autoridades espanholas ainda tentam compreender", explicou Vincent.

Com informações da AFP e Reuters.

Foto: Arte Terra

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade