PUBLICIDADE

Europa

Macron supera Le Pen pela primeira vez em pesquisa para eleições na França

9 mar 2017 - 09h04
Compartilhar
Exibir comentários

O candidato sócio-liberal Emmanuel Macron supera pela primeira vez em intenções de voto para o primeiro turno das eleições presidenciais francesas a líder da extrema-direita, Marine le Pen, segundo uma pesquisa da Harris Interactive divulgada nesta quinta-feira.

Macron, que nas últimas semanas recebeu o apoio de figuras centristas e inclusive de personalidades socialistas, conseguiria 26% dos votos no primeiro turno, que está programado para 23 de abril, seis pontos percentuais a mais que há duas semanas.

De acordo com o instituto demoscópico que realizou esta pesquisa encomendada pela televisão pública francesa e divulgada hoje, Le Pen passaria para a segunda posição com 25% dos votos, o mesmo percentual do levantamento divulgado em fevereiro.

O líder conservador François Fillon, afetado pelo escândalo que o persegue há seis semanas por supostamente ter conseguido um emprego fantasma para sua mulher na Assembleia Nacional, perderia mais um ponto percentual e ficaria com 20%.

Atrás dele estão o socialista Benoît Hamon (13%), o líder da esquerda radical Jean-Luc Mélenchon (12%) e o defensor da soberania Nicolas Dupont-Aignan (3%).

Quanto ao segundo turno, a Harris Interactive prevê, como todas as últimas pesquisas, uma ampla vitória do ex-ministro da Economia do presidente socialista François Hollande no dia 7 de maio, neste caso ainda mais avassaladora.

Macron obteria 65% dos votos (cinco pontos percentuais a mais que em fevereiro), frente à presidente da Frente Nacional, que ficaria com 35% (cinco pontos a menos).

De acordo com outra pesquisa divulgada ontem pela revista "L'Obs", 64% dos franceses estão incomodados com a ideia de que Le Pen chegaria ao segundo turno das presidenciais, o que evidência o potencial de mobilização para impedir que ela chegue ao poder.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade