PUBLICIDADE

Europa

Macron e Le Pen lideram pesquisas para eleições francesas

21 abr 2017 - 10h11
(atualizado às 11h30)
Compartilhar
Exibir comentários
Candidatos às eleições presidenciais na França
Candidatos às eleições presidenciais na França
Foto: Reuters

O socioliberal Emmanuel Macron, com 24% da intenção de voto, e a ultradireitista Marine Le Pen, com 22%, são os candidatos às eleições presidenciais francesas preferidos dos eleitores, segundo uma pesquisa publicada nesta sexta-feira pela empresa Ipsos.

Eles são seguidos de perto pelo conservador François Fillon e pelo candidato esquerdista Jean-Luc Mélenchon, empatados com 19% dos votos, segundo uma análise elaborada para a emissora "France Info".

O socialista Benoît Hamon perdeu meio ponto percentual em relação à última pesquisa deste instituto e está com 7,5% das intenções, enquanto os seis candidatos restantes não obteriam mais do que 5%.

O estudo elaborado pelo instituto de pesquisa destaca o alto nível de indecisão entre os eleitores que afirmam estar seguros de comparecer às urnas, 31% dos quais asseguram que ainda podem mudar de candidato.

Os mais convencidos a esse respeito são os eleitores da candidata da Frente Nacional (FN), que se declaram 85% seguros de votar nela, seguidos pelos eleitores potenciais de Fillon (83%), os de Macron (73%) e os de Mélenchon (67%).

Somente 51% dos que declaram sua intenção de votar em Hamon consideram sua decisão definitiva, uma queda de dez pontos em relação à pesquisa anterior elaborada pela Ipsos.

A pesquisa estima a participação de 73%, a mais baixa durante o primeiro turno das eleições presidenciais desde as realizadas em 2002.

Veja também

Tiroteio na Champs-Élysées mata policial e suposto atirador:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade