PUBLICIDADE

Europa

Juncker reitera que sem notificação do "Brexit" não haverá nenhuma negociação

1 jul 2016 - 09h55
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, reiterou nesta sexta-feira que sem uma notificação oficial de saída do Reino Unido da União Europeia não haverá nenhum tipo de negociação.

"Quero deixar claro: não vai haver negociações sem notificação", garantiu Juncker em entrevista coletiva em Bratislava por conta do início nesta sexta-feira da presidência europeia da Eslováquia.

"Estamos esperando que as autoridades britânicas esclareçam suas intenções. Não temos tempo a perder, não podemos somar incerteza a incerteza, necessitamos saber onde estamos", acrescentou o chefe do Executivo comunitário.

O primeiro-ministro eslovaco, Robert Fico, cujo país assumiu hoje a presidência do Conselho da UE até 31 de dezembro, respaldou as palavras de Juncker e garantiu que por parte dos 27 parceiros comunitários não há dúvidas de como atuar.

"Acordamos que não pode haver nenhuma negociação, nem sequer informal, antes de uma notificação (de Brexit). Nisso estamos de acordo", ressaltou Fico.

"Sabemos o que queremos, como vamos seguir, e esta linha é clara", indicou o chefe do governo eslovaco.

Juncker lembrou que a liberdade de movimento dos trabalhadores europeus foi "um dos grandes assuntos" na campanha do referendo britânico.

"É uma liberdade fundamental. Se quer ter acesso ao mercado europeu, deve aceitar todas as consequências, como a liberdade de movimento dos trabalhadores. Não vamos renunciar a isto", recalcou.

Na quarta-feira passada, 27 chefes de Estado e do governo da União se reuniram pela primeira vez sem o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

O encontro permitiu incidir em duas questões: que a UE não está disposta a permitir "um mercado único ao gosto" do Reino Unido e que é preciso fazer frente ao descontentamento cidadão se quiser conter o auge dos populismos.

Então, foi iniciado um exercício de reflexão sobre o futuro comunitário, no qual se aprofundarão em uma segunda cúpula informal em Bratislava, prevista para 16 de setembro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade