PUBLICIDADE

Europa

França prende 4 e diz ter evitado ataque terrorista iminente

10 fev 2017 - 11h32
Compartilhar
Exibir comentários
Segundo o ministro do Interior, Bruno Le Roux, as prisões 'permitiram desmantelar um projeto de atentado iminente' no país.
Segundo o ministro do Interior, Bruno Le Roux, as prisões 'permitiram desmantelar um projeto de atentado iminente' no país.
Foto: Reuters

Uma operação policial em Montpellier, no sul da França, prendeu quatro pessoas suspeitas de preparem um ataque terrorista no país, informou o governo francês nesta sexta-feira (10).

Segundo o ministro do Interior, Bruno Le Roux, as prisões "permitiram desmantelar um projeto de atentado iminente" no país.

A mídia francesa destacou que no apartamento onde os quatro foram detidos, havia um "laboratório" para a preparação para um explosivo Tatp, o mesmo tipo usado nos ataques de Bruxelas, em março do ano passado, e que deixaram 30 mortos. Os detidos tem entre 16 e 33 anos e a adolescente de 16 anos teria jurado fidelidade ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI, ex-Isis) em um vídeo publicano na internet há dois dias.

O ex-chefe negociador da polícia francesa, Christophe Caupenne, informou em coletiva que esse é "um explosivo fácil de fabricar" e que "foi descoberto no século 19, sendo muito utilizado por terroristas atualmente em zonas de guerra e pelo Estado Islâmico". Ao todo, foram encontrados o peróxido de acetona Tatp, um litro de água oxigenada, peróxido de hidrogênio, ácido sulfúrico e um litro de acetona.

De acordo com fontes da Inteligência francesa, as prisões foram efetuadas após monitoramento de diversas contas em redes sociais. As primeiras informações apontam que eles preparavam um ataque contra um ponto turístico de Paris.

Palco de diversos ataques terroristas nos últimos dois anos, a França continua em estado de emergência deste os seis atentados simultâneos em 13 de novembro de 2015, quando 130 pessoas perderam a vida e mais de 350 ficaram feridas.

Veja também

Tempestade de neve cancela voos em vários aeroportos dos EUA:
Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade