PUBLICIDADE

Europa

Explosão de trem com carga de gás deixa 7 mortos na Bulgária

10 dez 2016 - 16h08
(atualizado em 11/12/2016 às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos sete pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas, algumas com extrema gravidade, pela explosão e descarrilamento de um trem que transportava gás na Bulgária, confirmou no sábado o ministro de Saúde interino, Petar Moskov.

7 pessoas morreram por conta da explosão
7 pessoas morreram por conta da explosão
Foto: Reuters

Em declarações à Efe, Moskov confirmou o triste saldo e antecipou que a Bulgária está se preparando para declarar dia de luto na próxima segunda-feira.

Os feridos, de diversos graus de gravidade, "foram hospitalizados" em várias clínicas, e quatro deles estão em estado crítico, detalhou o ministro em entrevista coletiva em Sófia.

Moskov acrescentou ainda que as autoridades preparam mais de 140 bancos de sangue para os necessitados e que já iniciou uma campanha de doação de sangue.

"Os danos materiais são enormes. Alguns dos feridos sofreram queimaduras em 99% do corpo", afirmou por sua vez o primeiro-ministro interino, Boiko Borisov, já no local do acidente, na pequena cidade de Hitrino, a 360 quilômetros de Sófia.

O maquinista sobreviveu e está sendo interrogado
O maquinista sobreviveu e está sendo interrogado
Foto: Reuters

O líder búlgaro acrescentou que, segundo um dos maquinistas, um dos vagões se desenganchou do comboio antes de descarrilar.

O acidente aconteceu por volta das 5h45 locais (1h45 de Brasília) quando um comboio com 26 vagões-tanque, três deles com gás propano-butano e 20 com propileno, descarrilou durante sua passagem por Hitrino.

O diretor do Serviço Nacional de Bombeiros da Bulgária, Nikolay Nikolov, declarou que um dos vagões com propano-butano explodiu, o que provocou uma detonação devastadora que destruiu várias casas e edifícios próximos e gerou um grande incêndio.

O prefeito de Hitrino, Nuridin Ismail, acrescentou que o acidente aconteceu na estação de trem situada no centro de um vilarejo por onde passa a ferrovia e que tem uma população de aproximadamente 900 habitantes.

Até o momento, 12 pessoas foram resgatadas dos escombros. No entanto, pelo menos 20 casas e edifícios estão completamente destruídos pela detonação, entre eles a estação de trens e a delegacia de polícia.

Uma moradora de Hitrino disse por telefone à "Nova TV" que as pessoas acordaram assustadas com a detonação, que ela comparou com a queda de um meteorito.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade