PUBLICIDADE

Europa

Exército grego consegue retirar detonador de bomba da 2ª Guerra Mundial

12 fev 2017 - 11h20
Compartilhar
Exibir comentários

Especialistas do Exército da Grécia retiraram o detonador da bomba da Segunda Guerra Mundial encontrada na cidade de Salônica e começaram os trabalhos de transferência do aparato.

"Concluímos com sucesso a primeira fase da operação, ou seja, retiramos o mecanismo explosivo da bomba. Agora, começa a segunda, que é retirar a bomba da área", disse aos jornalistas o governador regional da Macedônia Central, Apostolos Tzitzikostas.

Ele acrescentou, no entanto, que "o perigo ainda não passou" e que os cidadãos só podem voltar quando a bomba, que pesa 250 kg, tiver sido retirada. Nas próximas horas, o artefato será levado a um terreno militar onde controlado.

Mais de 70 mil pessoas tiveram que deixar suas casas no distrito de Kordelio, em Salônica, hoje para a operação de retirada da bomba achada na semana passada durante as obras de expansão de um posto de gasolina, na maior evacuação já feita em tempos de paz na Grécia. A Polícia cercou um perímetro 1.900 metros em uma área que abriga um centro de acolhimento de refugiados, além dos 70 mil moradores.

Segundo as autoridades locais, acredita-se que a bomba, que estava a apenas cinco metros e meio de profundidade, contém 150 kg de explosivos.

De acordo com a agência de notícias grega "AMNA", calcula-se que a bomba poderia ser de procedência britânica e usada em 1943 no bombardeio dos aliados britânicos contra as forças de ocupação nazista. EFE

ih/cdr

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade