PUBLICIDADE

Europa

Ex-ministro Liam Fox confirma candidatura à liderança conservadora britânica

29 jun 2016 - 14h40
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-ministro da Defesa Liam Fox confirmou nesta quarta-feira sua candidatura à liderança do Partido Conservador britânico e ao posto de primeiro-ministro, em substituição a David Cameron.

Fox se candidatou ao cargo horas depois de seu correligionário Stephen Crabb, atual ministro de Trabalho e Previdência, fazer o mesmo. Os deputados conservadores têm até o meio-dia de amanhã (no horário local) para apresentar suas candidaturas nas eleições internas à direção, que culminarão com a nomeação, em 9 de setembro, do novo chefe de governo, que deverá negociar com a União Europeia (UE) os termos do "Brexit".

Espera-se que nas próximas horas mais candidatos se inscrevam, entre eles o ex-prefeito de Londres Boris Johnson, líder da campanha pela saída da UE no referendo, e a ministra britânica do Interior, Theresa May. Também são ventilados os nomes da titular de Educação, Nicky Morgan, e do responsável de Saúde, Jeremy Hunt.

Cameron anunciou sua renúncia na última sexta-feira, após a vitória do "Brexit" na histórica consulta, mas disse que seguirá à frente do Executivo até que seu sucessor seja eleito.

Fox é um veterano parlamentar conservador que ganhou sua primeira cadeira em 1992 e, desde então, ocupou vários postos em diferentes governos "tories". Da ala mais dura da formação, em 2005 se apresentou para líder do partido, mas perdeu para Cameron, que, ao chegar ao Executivo em 2010 em coalizão com os liberal democratas, lhe deu o cargo de ministro da Defesa.

Fox teve que renunciar no ano seguinte, quando foi revelado que ele tinha dado acesso privilegiado ao Ministério da Defesa e a viagens oficiais a seu amigo o empresário Adam Werritty.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade