PUBLICIDADE

Europa

EUA oferecem US$ 1 bilhão à Ucrânia em chegada de Kerry a Kiev

4 mar 2014 - 09h57
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Kerry chega a Kiev para prestar apoio às novas autoridades ucranianas
Kerry chega a Kiev para prestar apoio às novas autoridades ucranianas
Foto: AP

Os Estados Unidos ofereceram nesta terça-feira à Ucrânia US$ 1 bilhão no âmbito de um empréstimo internacional, anunciaram funcionários de alto escalão após a chegada a Kiev do secretário americano de Estado, John Kerry. Kerry deve se reunir com membros do novo executivo de Kiev, em um contexto de crise com a Rússia na península ucraniana da Crimeia.

O secretário de Estado americano chegou em Kiev para prestar apoio às novas autoridades ucranianas que assumiram o poder após a deposição do presidente Viktor Yanukovich, refugiado em território russo. Segundo as agências locais, Kerry foi recebido no aeroporto pela secretária de Estado adjunta dos EUA para Assuntos Europeus, Victoria Nuland, o ministro interino das Relações Exteriores da Ucrânia, Andrei Deschitsa, e pelo embaixador dos EUA na Ucrânia, Geoffrey Pyatt.

John Kerry, de acordo com a imprensa de seu país, viaja para Kiev para apresentar um pacote de ajuda à economia ucraniana e para promover uma mediação internacional no país, após a intervenção militar russa na península da Crimeia. Kerry chega à capital ucraniana no meio de uma tensão sem precedentes na história pós-soviética entre EUA e Rússia, que aumentou sua presença militar na república autônoma ucraniana da Crimeia após a deposição de Yanukovich.

Ontem, os EUA suspenderam as negociações com a Rússia para estreitar seus laços comerciais e de investimento devido à intervenção militar deste país na península ucraniana, onde possui uma base naval às margens do Mar Negro. Além disso, o Pentágono anunciou a suspensão de toda cooperação militar com a Rússia por sua intervenção na Crimeia, o que inclui encontros bilaterais, manobras militares conjuntas, conferências e visitas a porto.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/crise-na-ucrania/">veja o infográfico</a>
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade