PUBLICIDADE

Mundo

Espanha acorda cooperação judicial com Brasil, Chile e Uruguai

12 out 2016 - 13h40
(atualizado às 16h41)
Compartilhar
Exibir comentários

A Espanha assinou acordos de cooperação bilateral com Brasil, Chile e Uruguai para troca de informação e cooperação entre ministérios públicos, informou à Agência Efe a procuradora-geral do Estado espanhol, Consuelo Madrigal, nesta quarta-feira (12).

Bandeira da Espanha
Bandeira da Espanha
Foto: daboost / iStock

Os acordos, assinados em Lisboa durante a 25ª Assembleia Geral da Associação Ibero-americana de Ministérios Públicos (AIAMP), estabelecem "cooperação entre ministérios públicos para transmissão de informação, cooperação entre os promotores e para fomentar a troca de informação e a colaboração em capacitação", segundo Consuelo.

Além dos acordos já firmados com Brasil, Chile e Uruguai, a Espanha espera assinar em breve outros documentos semelhantes com Argentina e Cuba.

"Normalmente, quando um caso requer, vemos a necessidade e depois já são abertas linhas de trabalho conjuntas. O tratamento pessoal entre os promotores e procuradores-gerais propiciou também esta aproximação entre as nossas respectivas equipes", acrescentou ela.

Durante o encontro, que reuniu profissionais de 16 países ibero-americanos, foi abordada a cooperação em temas como o tráfico de drogas, o crime eletrônico, a corrupção e o tráfico de pessoas.

A AIAMP é uma entidade que integra servidores de 21 países de região ibero-americana. O grupo foi fundado no Brasil, em 1954, como Associação Interamericana de Ministérios Públicos e após a incorporação de Espanha e Portugal adotou a denominação atual.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade