PUBLICIDADE

Europa

Governo convoca povo contra golpe: "saltem sobre os tanques"

15 jul 2016 - 19h02
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, fez um apelo aos cidadãos do país para que resistam contra a tentativa de golpe militar desta sexta-feira, cometido, segundo ele, por um pequeno grupo de militares.

"Peço a nosso povo, a todo mundo, que encha as praças do país para dar (ao exército) a resposta necessária", declarou Erdogan, por telefone, à rede de televisão CNNTürk. "Este golpe de Estado nunca terá sucesso. Cedo ou tarde será eliminado. Vou voltar a Ancara", acrescentou o presidente, que está de férias fora da capital turca.

De acordo com Erdogan, o incidente desta sexta-feira é, "infelizmente, uma tentativa de golpe de Estado perpetrada por um pequeno grupo dentro do exército feita por uma estrutura paralela dentro do Estado", disse o presidente.

"(Os responsáveis) vão receber a resposta da nação e pagarão um alto preço por agirem contra a nação. Não vamos ceder. Em breve vamos encerrar isto. Sou o comandante em chefe, sem mim o exército não pode fazer nada. Ouvi dizer que o chefe do Estado-Maior está detido, mas não sei até onde é verdade", disse o líder turco.

Já o ministro da Justiça da Turquia, Bekir Bozdag, fez discurso mais forte ao pedir à população que saia às ruas e "salte sobre os tanques" para deter a tentativa de golpe de Estado iniciado por militares rebeldes. Em mensagem transmitida pela emissora pública TRT, Bozdag pediu ao povo que se encaminhe à sede do Estado-Maior e do Palácio Presidencial em Ancara onde, segundo disse, havia relatos de pessoas feridas por disparos.

"Convoco o povo a saltar sobre os tanques, a ir às praças de Ancara", bradou o ministro de Justiça, que também pediu aos soldados que não atuem contra os interesses do país.

Governo desautoriza comunicado de militares

O Ministério da Defesa da Turquia desautorizou a nota assinada nesta sexta-feira pelo Estado-Maior na qual militares golpistas afirmam terem tomado o poder no país, alegando que se trata de um comunicado "pirata". Em carta à imprensa, o Ministério promete que a "democracia sairá vitoriosa", segundo a rede de televisão NTV.

O comunicado dos militares rebeldes, no qual dizem ter tomado o poder no país para restaurar a democracia, foi divulgado pela rede de rádio e televisão pública TRT, o que parece confirmar que a emissora está em poder dos golpistas.

Todas as unidades da polícia receberam ordem de se mobilizar, mas também ocorreu uma explosão em um quartel de uma unidade policial de elite, informou o jornal Hürriyet. O aeroporto de Istambul segue cercado por tanques e fechado ao tráfego, segundo a NTV.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade