PUBLICIDADE

Europa

Presidente da Turquia diz que escapou da morte "por milagre"

19 jul 2016 - 11h38
(atualizado às 13h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Erdogan
Erdogan
Foto: Getty Images

O presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse que escapou da morte "por um milagre" na noite da última sexta-feira (15), quando o país foi palco de um golpe de Estado fracassado.

"Se eu tivesse ficado por mais dez ou 15 minutos" no resort de Marmaris, onde descansava com a família, "teria sido assassinado ou capturado", disse em entrevista à emissora americana CNN.

Erdogan disse ainda que dois de seus guarda-costas foram mortos pelos militares dissidentes do governo que invadiram o local, pouco após sua saída.

Durante a entrevista, o mandatário voltou a criticar Fethullah Gulen dizendo que ele foi o mentor da tentativa golpista. O clérigo apoiou o presidente até 2013, mas a aliança foi rompida após o governo ter fechado diversas escolas religiosas na Turquia.

O opositor, que vive em exílio voluntário nos Estados Unidos, nega categoricamente qualquer participação na tentativa de golpe.

Pena de Morte

Erdogan também chamou atenção da imprensa mundial ao defender a pena de morte em discurso a uma multidão em Istambul no começo da semana. "A pena de morte existe nos Estados Unidos, na Rússia, na China e em vários países do mundo. Só na Europa não existe", disse.

Ele reiterou que está disposto a ratificar a introdução da pena capital, caso o Parlamento turco aprove a medida, que foi abolida no país em 2004.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade