PUBLICIDADE

Europa

Começa na Itália a votação de referendo sobre reforma constitucional

4 dez 2016 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Os colégios eleitorais abriram neste domingo na Itália às 7h (horário local, 4h em Brasília) para receber os votos dos cerca de 51 milhões de cidadãos com direito a participar do referendo sobre a reforma constitucional do governo de Matteo Renzi.

As urnas ficam abertas até as 23h (20h), quando começará a apuração de votos.

Vários meios de comunicação anunciaram que divulgarão pesquisas de boca de urna e estimativas de voto após o fechamento da votação.

Os italianos foram convocados a referendar a reforma constitucional aprovada pelo Parlamento e que, entre outras coisas, retira a função legislativa ao Senado, em uma consulta que não necessita de nível mínimo de participação para que seu resultado seja válido.

A atenção está voltada para as consequências do resultado do voto, já que Renzi vinculou inicialmente sua continuidade à frente do Executivo à vitória no referendo.

As últimas pesquisas cuja publicação se autorizou foram divulgadas na semana passada e nele os partidários do "não" à reforma superavam em dez pontos (55% contra 45%) os defensores do "sim".

O texto ao que os eleitores terão que responder com um "sim" ou um "não" é o seguinte:

"Aprova o texto da lei constitucional concernente a 'disposições para a superação do bicameralismo paritário, a redução do número de parlamentares, a contenção dos custos de funcionamento das instituições, a supressão do Cnel e a revisão do Título V da Constituição' aprovado pelo Parlamento e publicado no diário oficial número 88 do dia 15 de abril de 2016?".

Renzi disse na sexta-feira, no encerramento da campanha do referendo, que a norma não servirá para reforçar o governo, mas para dar credibilidade, futuro e dignidade ao país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade