PUBLICIDADE

Europa

Saída da UE tem vantagem em primeira parcial no Reino Unido

23 jun 2016 - 22h14
(atualizado às 22h23)
Compartilhar
Exibir comentários
Entre os temas em discussão no plebiscito atual estão as leis imigratórias
Entre os temas em discussão no plebiscito atual estão as leis imigratórias
Foto: Getty Images

A opção de tirar o Reino Unido da União Europeia (UE) supera a escolha pela permanência em 4,5% (52,28% contra 47,72%) no referendo realizado nesta quinta-feira após a apuração de 14 das 382 zonas eleitorais britânicas.

Em termos absolutos, 394.867 pessoas votaram com o objetivo de romper os laços com o bloco econômico, enquanto 360.391 decidiram continuar na UE.

Em Newcastle, a primeira cidade inglesa a divulgar publicamente a apuração, a opção de permanência na UE somou 50,7% dos votos, contra 49,3% adeptos à separação.

Em Sunderland, reduto no qual já se esperava um resultado favorável ao "Brexit", a alternativa de abandonar o bloco obteve ampla vantagem, de 61% contra 39% dos votos.

Em Gibraltar, onde as pesquisas previam uma vitória do campo pró-europeu, 96% dos eleitores apoiaram a continuidade na UE e apenas 4% quiseram a saída.

Diante dos primeiros resultados oficiais, que dão vantagem ao "Brexit", a libra esterlina se desvalorizou cerca de 3% nos mercados internacionais de divisas.

Uma pesquisa elaborada ao longo do dia pela empresa YouGov previu pouco depois do fechamento das urnas que a permanência na União Europeia ganhará com 52% dos votos.

O eurofóbico Nigel Farage, líder do Partido da Independência do Reino Unido (UKIP), admitiu que acredita que o país tenha votado a favor da permanência britânica na União Europeia (UE) no referendo realizado nesta quinta-feira.

O político populista e anti-imigração disse à agência britânica Press Association (PA) que sua previsão é baseada no que foi dito por alguns de seus "amigos que trabalham nos mercados financeiros" e que realizaram algumas pesquisas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade