PUBLICIDADE

Europa

Bombardeio nazista a Londres na 2ª Guerra completa 70 anos

8 set 2010 - 13h25
(atualizado às 13h31)
Compartilhar

Há 70 anos, no auge da Segunda Guerra Mundial, aviões da Alemanha nazista iniciavam uma operação de bombardeios a Londres que duraria oito meses e ficaria conhecida como a "Blitz de Londres". Segundo o jornal britânico The Guardian, no fim da tarde do dia 7 de setembro, aeronaves alemãs voaram baixo, sobre o rio Tâmisa, e iniciaram o ataque despejando bombas no porto da cidade.

Catedral de St. Paul é cercada pela fumaça de prédios vizinhos bombardeados durante "Blitz de Londres"
Catedral de St. Paul é cercada pela fumaça de prédios vizinhos bombardeados durante "Blitz de Londres"
Foto: AP

"Foi a cena mais incrível, impressionante e arrebatadora", escreveu Colin Perry, morador de Londres na época, em memórias publicadas anos mais tarde. "Diretamente sobre mim, havia literalmente centenas de aviões. O céu estava cheio deles".

"Eu ainda posso lembrar muito vivamente. Nós vivíamos em Abbey Wood. Minha mãe estava fazendo pão na cozinha. Eu estava brincando do lado de fora e o meu pai estava escavando o jardim. De repente, ele correu para dentro. Ele tinha visto aviões. 'Rápido, rápido, rápido, entrem no abrigo anti-aéreo', e nós corremos para o abrigo em nosso jardim", contou ao The Guardian Mavis Fabbling, 80 anos, moradora de Londres na época.

Segundo o jornal, a capital britânica já havia sido bombardeada anteriormente, mas o ataque do dia 7 de setembro foi a primeira operação concentrada. Ela foi ordenada por Hitler no dia 5, em retaliação ao bombardeio da força aérea britânica a Berlim, realizado dias antes.

A primeira noite da chamada "Blitz de Londres" provocou a morte de 430 pessoas, incluindo sete bombeiros, afundou 60 barcos e destruiu o porto da cidade. No dia seguinte, novos bombardeiros mataram mais 400 pessoas.

No dia 9, 200 aviões bombardearam a cidade durante o dia e outros 170 durante a noite, provocando a morte de 370 londrinos. Os ataques aéreos foram realizados durante 57 noites consecutivas, entre o meio de setembro e meio de novembro. Depois, bombardeiros continuaram atingindo a cidade regularmente por mais seis meses, até maio de 1941, quando cessou a chamada "Blitz de Londres".

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade