PUBLICIDADE

Europa

Avalanche na Itália arrastou hotel por 10 metros

Terremotos provocaram uma avalanche no Parque de Gran Sasso

19 jan 2017 - 09h57
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem feita por equipes de resgate mostra o interior do hotel atingido por uma avalanche na Itália.
Imagem feita por equipes de resgate mostra o interior do hotel atingido por uma avalanche na Itália.
Foto: EFE

No dia 18 de janeiro, quatro terremotos acima de 5 graus na escala Richter atingiram as regiões de Abruzzo, Lazio e Marche, na zona central da Itália.

Os tremores provocaram outras 80 réplicas. Não houve registro de mortes, apenas de danos estruturais em cidades que, no ano passado, já haviam sido devastadas por outros terremotos. Mas os tremores provocaram uma avalanche nas montanhas do Parque Nacional de Gran Sasso, na província de Pescara, o qual fica a mil metros de altitude.

A massa de neve e rochas atingiu o hotel de luxo Rigopiano, localizado em uma zona florestal da cidade de Farindola, a 8 quilômetros do centro comercial. A avalanche arrastou a estrutura do hotel em 10 metros. O acidente ocorreu na noite de 18 de janeiro e dois hóspedes que estavam do lado de fora do hotel contataram o Corpo de Bombeiros via WhatsApp para dar o alerta. Os dois foram resgatados com vida, mas um deles foi internado em estado grave com hipotermia.

Havia 22 hóspedes registrados no Rigopiano no momento do acidente, entre eles duas crianças. Outros 7 funcionários estavam lá, totalizando 29 desaparecidos. Apenas 1 corpo foi resgatado até o momento. O volume da neve obstruiu as vias de acesso ao local e as equipes de resgate tiveram que estacionar as ambulâncias a uma distância de 9km e usar skis de patinação para chegar aos escombros, por volta das 4h40 locais (1h40 de Brasília).

A primeira vítima foi retirada às 9h30 da manhã de hoje (6h30 de Brasília), depois de 12 horas da avalanche. A cadeia de montanhas San Sasso fica nos apeninos, dentro da região de Abruzzo.O Parque Nacional Gran Sasso foi criado em 1991 e é considerado o maior, em extensão territorial, da Itália.

Fonte: Ansa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade