PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump reitera ameaças a empresas que investirem no exterior

4 dez 2016 - 15h10
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou mais uma vez neste domingo impor novos impostos às empresas que decidirem investir no exterior e depois tentarem vender seus produtos no país.

"Em breve, haverá um imposto de 35% para as empresas que queiram vender seus produtos, desde veículos a unidades de ar condicionado, do outro lado da fronteira", alertou Trump pelo Twitter.

O empresário republicano disse que seu governo irá reduzir "substancialmente" os impostos e as regulações sobre as empresas, mas advertiu que "haverá consequências" para as companhias que investirem em outros países e tentarem vender posteriormente seus produtos dentro do mercado norte-americano.

"Qualquer um que deixe o país para ir para outro, que demita seus funcionários, construa uma fábrica em outro país e pense que poderá voltar aos EUA para vender seus produtos sem consequências está errado", destacou o presidente eleito em uma série de mensagens.

Trump reiterou que esse novo imposto fará com que seja mais difícil financeiramente para que as empresas deixem o país, lembrando que elas têm a opção de se movimentar livremente entre os 50 estados dos EUA "sem pagar impostos ou taxas".

"Por favor, sejam mais precavidos antes de cometer um erro que será muito custoso. Os EUA estão abertos aos negócios", concluiu o presidente eleito, que durante a campanha criticou as empresas norte-americanas com fábricas no México.

Trump construiu sua vitória nas eleições presidenciais de novembro em estados muito prejudicados com a saída de empresas do país nas últimas décadas. Além das novas tarifas alfandegárias, o republicano também quer renegociar o Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) com Canadá e México.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade