PUBLICIDADE

Estados Unidos

Trump classifica como "histórica" sua vitória nas primárias republicanas

19 jul 2016 - 23h01
(atualizado em 20/7/2016 às 13h42)
Compartilhar
Exibir comentários

O magnata Donald Trump qualificou nesta terça-feira como "histórica" sua vitória nas eleições primárias que terminaram hoje com sua indicação como candidato presidencial republicano para as eleições de novembro nos Estados Unidos.

"Juntos conseguimos resultados históricos", afirmou Trump em mensagem de Nova York transmitida ao vivo na Convenção do Partido Republicano, na cidade de Cleveland, que pouco antes o havia confirmado como seu candidato presidencial.

"Hoje foi um dia muito, muito especial, e nunca o esquecerei", acrescentou Trump.

A mensagem, filmada na torre de Nova York que leva seu nome e na qual aparecia o empresário e político em primeiro plano, foi transmitida um dia antes de Trump viajar a Cleveland para falar na quinta-feira perante a Convenção Republicana.

Trump disse que nunca antes na história do Partido Republicano se tinha alcançado uma participação tão ampla nos pleitos internos da legenda.

O multimilionário lembrou que lançou sua campanha há um ano e a partir de hoje "esta etapa do processo presidencial (as primárias) chegou a seu final".

"Mas temos que ir até o fim", destacou Trump, que prometeu ganhar em novembro da provável candidata democrata, Hillary Clinton, que será oficializada por esse partido na semana que vem.

Em sua mensagem, de pouco mais de dois minutos, Trump declarou que tinha recebido com "orgulho" sua indicação com candidato republicano e lembrou que seu companheiro de chapa como vice-presidente será Mike Pence, a quem qualificou como um "homem incrível".

Em sintonia com seus comentários frequentes durante a campanha, Trump prometeu que, se chegar à Casa Branca, os EUA recuperarão sua liderança mundial e mais empregos serão criados.

Trump foi proclamado hoje candidato presidencial ao superar os 1.237 votos requeridos entre os delegados que participam da Convenção Republicana, aberta nesta segunda-feira.

Embora 17 pré-candidatos tenham iniciado a disputa republicana, Trump ficou sozinho no final, depois que os políticos que concorriam com ele foram se retirando progressivamente à medida que acumulava vitórias nas primárias de cada estado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade