PUBLICIDADE

Estados Unidos

Sobre a Louisiana, tempestade Lee se dirige ao nordeste dos EUA

4 set 2011 - 16h11
(atualizado às 16h33)
Compartilhar

O centro da tempestade tropical Lee, com ventos máximos de 75 km/h, continua sobre o centro-sul do estado da Louisiana, e se movimenta lentamente para o nordeste, afirmou o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) em boletim divulgado às 15h (de Brasília). A tempestade segue causando intensas chuvas, ameaça com tornados e pode causar extensas inundações em sua passagem pelos estados da Louisiana, Mississipi e Alabama.

Os meteorologistas preveem que a tempestade tropical comece a perder força gradualmente nas próximas 48 horas. No entanto, segue vigente um aviso de tempestade para Destin, na Flórida, e para a costa da Louisiana, inclusive na cidade de Nova Orleans. A expectativa é que Lee deixe um total de chuva acumulada de entre 10 e 15 centímetros no litoral do Golfo do México e de até 50 centímetros em algumas áreas isoladas no domingo, assinalou o NHC.

Lee chegou aos EUA menos de uma semana depois que o ciclone Irene matou mais de 40 pessoas em sua passagem pela costa leste do país. Enquanto isso, o furacão Katia ganhou intensidade neste domingo ao subir para a categoria 2, com ventos máximos de 160 quilômetros por hora, em seu caminho ao norte das Pequenas Antilhas.

Katia poderia se fortalecer durante as próximas 48 horas e se transformar em um furacão de categoria maior (3,4 ou 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de cinco). Os meteorologistas do NHC assinalaram que ainda é cedo para prever se o furacão afetará a costa leste dos EUA.

EFE   
Compartilhar
Publicidade