PUBLICIDADE

Estados Unidos

217 pessoas são detidas em protestos durante posse de Trump

20 jan 2017 - 22h04
(atualizado em 21/1/2017 às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários
Policiais reprimem manifestantes durante protesto contra a posse de Donald Trump
Policiais reprimem manifestantes durante protesto contra a posse de Donald Trump
Foto: Reuters

O número de detidos por participação nos confrontos entre manifestantes e policiais nessa sexta-feira em Washington durante a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu para 217, e o de agentes com ferimentos leves para 6, segundo Peter Newsham, que comanda interinamente a polícia da capital americana.

A atualização do número por parte de Newsham, que mais cedo falou em 95 detenções, aconteceu em entrevista coletiva na sede da Polícia Metropolitana. Enquanto isso, centenas de manifestantes continuavam concentrados, embora de maneira pacífica, em diversas partes da cidade.

Manifestantes atiram pedras contra policiais durante protesto contra Donald Trump em Washington
Manifestantes atiram pedras contra policiais durante protesto contra Donald Trump em Washington
Foto: Reuters

Newsham afirmou que foram apresentadas acusações contra todos os detidos por "distúrbios" e ressaltou que eles são "uma porcentagem muito pequena" de todos os manifestantes. Os ferimentos dos agentes são leves, acrescentou o chefe de políciam, causados pelas pedras e objetos lançados pelas pessoas que protestavam.

Os manifestantes quebraram os vidros de vários automóveis, entre eles uma viatura policial, e queimaram papéis, enquanto as forças de segurança responderam com gás lacrimogêneo para tentar dispersar a multidão.

Uma limusine estacionada em uma das ruas próximas foi incendiada, a apenas um quarteirão de onde mais tarde passaria o desfile presidencial de Trump e sua família com destino à Casa Branca.

Os distúrbios começaram nesta manhã, com a quebra das janelas de vários estabelecimentos comerciais, e aumentaram ao meio-dia, após Trump assumir oficialmente a presidência.

A prefeita da cidade, a democrata Muriel Bowser, deu as boas-vindas aos protestos pacíficos, mas ressaltou em entrevista coletiva que as autoridades "não tolerarão a destruição dos bairros vizinhos nem a violência contra policiais".

Washington se encontra reforçada por um enorme esquema de segurança e ruas interditadas por causa da posse do presidente Trump.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade