PUBLICIDADE

Estados Unidos

Príncipe herdeiro saudita viaja aos EUA para fortalecer laço

13 mar 2017 - 09h40
(atualizado às 18h18)
Compartilhar
Exibir comentários

O segundo príncipe herdeiro da Arábia Saudita e titular de Defesa, Mohammed bin Salman, viajou nesta segunda-feira aos Estados Unidos como parte de uma visita oficial que começará na próxima quinta-feira, para fortalecer os laços bilaterais, informou o escritório real saudita.

Bin Salman se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e com vários responsáveis do país a fim de "reforçar os laços bilaterais entre ambos e debater os assuntos regionais de interesse conjunto", segundo um comunicado divulgado pela agência saudita de notícias, "SPA".

O rei saudita, Salman bin Abdul Aziz, realizou uma ligação telefônica para Trump, depois que este assumiu seu cargo, para garantir as relações e apoiar o estabelecimento de zonas seguras, tanto na Síria como no Iêmen.

Nessa conversa, os dois concordaram em promover a criação dessas zonas para ajudar os refugiados deslocados pelos conflitos na Síria e no Iêmen, financiadas pelos países do Golfo Pérsico.

O Iêmen está imerso em uma guerra civil entre as milícias houthis e seus aliados, por um lado, e as forças fiéis a Hadi, apoiadas por uma coalizão de países árabes liderada pela Arábia Saudita e apoiada pelos Estados Unidos, pelo outro.

A Arábia Saudita é um aliado histórico de Washington na região, mas as relações entre ambos experimentaram um notável declive recentemente, nos últimos dias da administração do ex-presidente Barack Obama.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade