PUBLICIDADE

Polícia detém jovem que escalava a Trump Tower em Nova York

11 ago 2016 - 07h17
(atualizado às 08h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Homem escala fachada da Trump Tower em NY e acaba detido:

Numa aventura que durou cerca de duas horas, um homem escalou nessa quarta-feira (10) a fachada de vidro da Trump Tower, em Nova York - residência e sede da campanha do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump -, até ser detido pela polícia.

Utilizando duas ventosas, o homem, de 20 anos, chegou ao 21º andar do prédio, que fica na famosa Quinta Avenida. Neste momento, os policiais desistiram de tentar convencê-lo a interromper a subida, e dois deles o capturaram através de uma janela.

A polícia explicou que a opção foi não intervir de imediato e tentar estabelecer diálogo com o jovem, ao mesmo tempo em que foram colocados colchões de ar no chão para amortecer uma eventual queda.

Centenas de curiosos, muitos deles turistas que passavam pela popular área comercial, concentraram-se no cruzamento da rua 56 com a Quinta Avenida para observar o acontecimento, o que provocou reflexos no trânsito do centro de Manhattan no fim da tarde. A operação policial terminou às 18h30 (hora local).

O homem iniciou a escalada no quinto andar, onde existe uma sacada com acesso liberado ao público, relataram testemunhas. Depois de capturado pela polícia, o jovem, natural do estado da Virgínia, foi internado para ser submetido a exames médicos.

Homem de 20 anos escala fachada de vidro do prédio de 200 metros com ajuda de ventosas
Homem de 20 anos escala fachada de vidro do prédio de 200 metros com ajuda de ventosas
Foto: Getty Images

"Propósito significante"

O homem "não expressou em momento algum a intenção de ferir quem quer que fosse", segundo um porta-voz da polícia. "O seu único desejo era falar com o senhor Trump", acrescentou.

Um dia antes de escalar o arranha-céu, o jovem postou um vídeo no Youtube intitulado: "Mensagem ao senhor Trump (por que escalei sua torre)". Ele postou o vídeo como Leven Thumps, personagem de uma série de livros infantis do autor Obert Skye.

"Sou um pesquisador independente em busca de uma audiência privada com o senhor para discutir uma questão importante. Garanto que é do seu interesse honrar esse pedido", disse o homem no vídeo. "Acredite, se meu propósito não fosse significante, eu não arriscaria minha vida em busca dele."

O jovem prossegue dizendo que escalou o prédio para chamar a atenção do candidato. "Se eu tivesse tentado isso por meios convencionais, eu teria muito menos chance de ter sucesso, porque o senhor é um homem ocupado, com muitas responsabilidades."

A Trump Tower tem mais de 200 metros de altura. O magnata candidato à presidência vive nos últimos dos 68 andares e não estava na cidade nesta quarta-feira.

LPF/efe/lusa/ap

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade